Solange Dias's Reviews > O Barão Trepador

O Barão Trepador by Italo Calvino

Mar 13, 2009

bookshelves: 2009
Read in March, 2009

Cosimo, filho do Barão de Rondo, não gosta de caracóis, em sinal (atitude) de revolta (pois o jantar era caracóis e ele recusou-se a comer) decide ir viver no cimo das árvores. Uma promessa para a vida.

Cosimo aprende a viver o seu dia-a-dia (necessidades básicas como comer, lavar, ...) em cima das árvores e a coabitar com as pessoas da região. Leva uma vida “tão” normal quanto poderia levar sem qualquer restrição para além do facto de não descer das árvores.

A evolução de Cosimo enquanto personagem é bastante interessante e foi engraçado acompanhá-lo e imaginar ... porque, tal como nas “cidades invisíveis” somos “convidado” a imaginar como vive Cosimo (se bem que mais nas “cidades invisíveis” que neste livro).

O narrador nesta história é o irmão de Cosimo, e talvez por isso eu pense que se tenha perdido alguma coisa ... Cosimo não se priva de nada (excepto andar no chão), mas não deixa de viver “num mundo só dele” (se por um lado é partilhado pelo mundo que todos vivem com as guerras Napoliónicas, por exemplo, por outro, ele vive num mundo à parte) e é esse seu mundo que não foi bem explorado, pois o narrador nem sempre conhecia/sabia o que se passava nem as intenções de Cosimo.

Sempre tive este livro como uma das referências do autor ... e foi as referências a este livro que me fizeram ler a trilogia (embora se possa ler em separado – histórias independentes, pelo menos para já – eu optei por lê-las na ordem correcta).

Eu não estou 100% de acordo, a ter que escolher entre o 1º e o 2º, prefiro o 1. Em relação a este adorei a história, mas já não considerei que a escrita tivesse sido “tão” bem conseguida como o 1º e/ou como as cidades invisíveis; mas não deixa de ser um bom livro que gostei muito.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Barão Trepador.

03/16/2009 page 20