Alexandre Piccolo's Reviews > De Profundis e Outros Escritos do Cárcere

2071636
Mar 12, 09

bookshelves: literatura-estrangeira, literatura-inglesa
Read in March, 2009, read count: 1

Belo livro: longa carta, cheia dos aforismos não raro incômodos e das reflexões que soam como devaneios sem fim, mas que propõe sua lógica e profunda na avaliação geral de emoções várias da vida. Destaque para o eco que a noção de sofrimento propaga pelo texto - não apenas por Wilde redigi-la num difícil momento pessoal, mas por forçar-se a trazer suas leituras e observações tão caras ao conceito.

A imagem final, quando imagina a si próprio saindo da prisão sob a "doce chuva [que:] cai tanto sobre o justo quanto sobre o injusto" lembrou-me as últimas palavras de The Deads, de seu conterrâneo Joyce.

Mas evitemos a superficialidade, pecado tão condenado na epístola. Recomendemos a leitura.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read De Profundis e Outros Escritos do Cárcere.

03/08/2009 page 40
22.73% "até agora, um relato pungente, nas rédeas dum discurso prenhe de "sinceridade"..."
03/12/2009 page 90
51.14% "verborrágico sem ser enfadonho, pedante como pede Wilde. Destaque para o turning point da página 70: uma reflexão sobre a arte, o sofrer."