Artur Coelho's Reviews > At the Mountains of Madness: A Graphic Novel

At the Mountains of Madness by I.N.J. Culbard

Oct 04, 2012

Read from October 03 to 04, 2012

Os fãs da literatura de terror conhecem bem este texto. Proto-romance do lendário autor de Providence, mergulha-nos nos mistérios de um à época mal conhecido continente antártico onde vestígios dos grandes anciães e outras raças terroríficas dos mythos de Cthulhu regressam à luz do dia. Funciona como um massivo infodump, traçando uma história da inumanidade que colonizou a terra, criou civilizações avançadas e se extinguiu sob os oceanos eões antes dos dinossauros rugirem sob as florestas primevas. Confesso que dos textos de Lovecraft este é o que mais me assombra. As suas descrições de civilizações antediluvianas, terrores do além-espaço e ruínas de arquitecturas de impossíveis geometrias sob a brancura do gelo criaram vivas impressões na minha memória literária.

Esta edição em banda desenhada não traz, felizmente, nada de novo ao texto. A narrativa segue de acordo com o original numa adaptação fiel. O que distingue este livro de outras adaptações é a sua estética de linha clara e cores vivas mas suaves. Estilisticamente, é uma colisão entre o grafismo limpo e inocente de Hergè no clássico Tintin com os terrores lovecraftianos que funciona esplendidamente. Os calafrios narrativos desenrolam-se com um grafismo ingénuo, a recordar a banda desenhada infanto-juvenil. Sem pretensões, num traço limpo, esta é uma adaptação fiel e eficaz de uma das mais influentes obras de H. P. Lovecraft.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read At the Mountains of Madness.