Patrícia's Reviews > Um Erro Inconfessável

Um Erro Inconfessável by Emma Wildes

Jul 31, 12

bookshelves: clube-blogring, foreign-literature, historical-romance, leituras-2012
Read from July 23 to 24, 2012

Emma Wildes costuma dizer que “adora escrever porque adora ler”, e passou de uma licenciatura de Geologia para autora de romances históricos eróticos sem grandes problemas. Já ganhou alguns prémios mesmo andando despercebida no meio das “grandes damas” do género e desde a sua estreia enquanto escritora em 2005 que tem angariado fãs e se evidenciado pouco a pouco num meio onde faltam leitoras e escritoras.

Um Erro Inconfessável é o segundo volume de uma série iniciada com Um Homem Imoral, Notorious Bachelors que relata as aventuras apaixonadas de três companheiros regressados da guerra contra Napoleão para outro campo de batalha ainda mais perigoso: a alta sociedade londrina.

Sendo um género que já li mais e que já me agradou mais, continua a ser um bom entretenimento para as tardes de domingo, para depois de uma leitura pesada ou mesmo para quando não sabemos o que ler. Já pouco ou nada me espanta e chama a atenção neste género mas desde que Emma Wildes foi traduzida por cá que as capas, sinopses e títulos sugestivos me têm chamado a atenção mas não me sentia suficientemente tentada para os comprar, tendo lido este livro por intermédio do Clube BlogRing.

Não posso dizer que me tenha surpreendido por aí além mas não posso retirar à autora os elogios que ela merece por tentar criar algo mais do que um simples enredo em volta de um casal na sociedade londrina do século XIX, o que muitas vezes parece ser um acessório deste tipo de livro e não parte dele, o que não acontece neste livro em específico, visto que acompanhamos o casal protagonista em vários hábitos credíveis do dia-a-dia do seu grupo social para além do tempo que passam na cama. Também em outros pormenores nos podemos sentir situados no tempo histórico, o que pelo menos, deu credibilidade à história e criou alguns dos melhores momentos do livro.

A autora decidiu dar-nos um ar da sua graça ao dar-nos não uma mas duas histórias de amor completamente diferentes com um pouco de espionagem e aventura à mistura, refrescando este tipo de leitura e evitando que se entrasse na monotonia, que podia ter sido causada se a narrativa se centrasse só e apenas no casal principal, Luke e Madeline. Como é costume neste tipo de livro, a autora também caiu no erro crasso de acelerar a relação dos protagonistas que mesmo justificada pelo anterior relacionamento de ambos não consegue ser suficientemente forte a meu ver pois são ambos duas pessoas fortes e racionais demais para o tipo de situação que se criou entre os dois. Não quer dizer que não tenha havido bons momentos entre os dois mas para mim faltou alguma coisa, pois Luke e Madeline começam o livro como duas personagens até interessantes e algo diferentes das do costume mas vão perdendo a intensidade e personalidade ao longo da história o que causou o mesmo ao romance. Já o segundo casalinho é amoroso, divertido e deviam ter um livro só deles, pois proporcionaram os grandes momentos do livro graças às personalidades mais irónicas e combativas e às discussões brilhantes entre os dois.

Quanto a parte da espionagem pareceu-me forçada e não muito coerente mesmo que a autora tenha conseguido dar acção e movimento ao livro através dela e que o final tenha sido melhor por causa dela. Não me parece que começar o livro de uma forma e acabá-lo de outra tenha sido uma boa ideia pois a transição devia ter sido mais desenvolvida e aí o livro teria sido melhor do que foi. Aliás, o livro teve alguns momentos meio perdidos que podiam ter sido perfeitamente evitados se tivesse havido um pouco mais de elaboração mas não é por isso que deixa de ser uma boa leitura para uma tarde de descanso e para desanuviar, visto que Emma Wildes até consegue desmarcar-se um pouco do típico estilo do género.

Pode não me ter reconquistado para o género mas é uma autora que até posso reler porque sei que me irá proporcionar bons momentos de entretenimento.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Um Erro Inconfessável.

07/23/2012 page 183

Susana Concordo com tudo o que disseste! :)

Patrícia Gosto tanto quando concordas comigo =D

message 3: by Isabel (new) - added it

Isabel  Almeida (Os Livros Nossos) Patrícia, eventualmente vais trocar ou vender este livrinho?

Patrícia Não é meu querida, foi emprestado do Clube BlogRing =(

message 5: by Isabel (new) - added it

Isabel  Almeida (Os Livros Nossos) Patrícia wrote: "Não é meu querida, foi emprestado do Clube BlogRing =("

Temos uma nova coluna no blogue, sobre livros sensuais, e eu fiquei com o departamento Emma Wildes ehehe, faltam-me os dois primeiros, um homem imoral e um erro inconfessável. Tenho já comigo Uma aposta perversa, Lições de Sedução e Pecados escondidos. Dos que tenho qual sugeres para eu me estrear na autora?

Patrícia Eu só li este mas como este faz parte de uma trilogia com os Pecados Escondidos e o Homem Imoral se calhar é melhor começares por um dos outros dois :)

message 7: by Susana (last edited Aug 02, 2012 10:12AM) (new) - rated it 3 stars

Susana Patrícia wrote: "Gosto tanto quando concordas comigo =D"

Ah, sim? lol Eu também gosto que concordes comigo!

Estive quase um dia sem ligação à internet, porque o meu "windows" decidiu dar o "berro". 24 horas depois e 40 euros mais leve, aqui estou eu. Já estava com saudades das nossas conversas!

Patrícia Siiim =D

Eish!! Ao menos veio como deve ser??

Susana Nem por isso :( tive de voltar a restabelecer a ligação ao meo. Isto tem um código chave, e eu não conseguia perceber o que o técnico lá tinha escrito. pelos vistos um O traçado significa um zero...tive de voltar a instalar o internet explorer 8...desapareceu-me o google, e agora tenho um bing.....o administrador do computador agora é a HP, desapareceu o meu nome. tentei substituí-lo e apenas consegui criar um novo administrador chamado Susana, e se quiser usá-lo, tenho de voltar a instalar o internet explorer 8....depois voltei a ter um problema com a página do Goodreads que por vezes "não se aguenta" e fica em branco....
Meus ricos quarenta euros...

Patrícia Que horror!! E não vais reclamar porque?=s

message 11: by Susana (last edited Aug 02, 2012 03:59PM) (new) - rated it 3 stars

Susana Sim, amanhã ainda lá devo ir, pelos menos por causa da questão do "administrador" que já me está a irritar com os nervos. Mas já sei, o que é que me vão dizer, o computador teve de ser recuperado, e tenho de me dar por satisfeita, por ainda ter computador! Mas acho que tinha ficado bem, se me tivessem avisado quanto à internet. Porque eles tiveram de desligar a minha ligação e fizeram outra enquanto o computador esteve lá na loja deles. Foi a primeira vez que lá fui. De qualquer das formas, também foi a última!

É claro que eu agora até podia recorrer à ajuda da Pc medic do sapo, mas eles pagam-se bem e são um tanto ou quanto "aldrabões". Da última vez que rocorri a eles, gastei 5 euros do telomóvel em cerca de dois minutos, quando o tarifário era de 30 cêntimos por minuto. Quando reclamei, disseram-me para contactar a Tmn...depois tive de ligar do telefone fixo, estive menos de 7 minutos ao telefone _ aparece a indicação no ecrã do computador_ e debitaram-me 14 minutos...e depois não reclamo, porque não tenho tempo para passar uma manhã na PT.
Toda a gente se safa...

message 12: by Patrícia (new)

Patrícia Não gosto da tendência da Emma Wildes de escrever sobre dois casais no mesmo livro. Ela faz isso em todos os livros. Não é autora para mim, mas ainda bem que gostaste. ^_^

Susana Eu não desgosto :) até porque tenho a tendência a preferir o chamado "casal secundário".
Também já gostei mais desta autora.

Patrícia Eu continuo a dizer que há gente muito inútil por aí... Basicamente, ninguém sabe o que anda a fazer, o que é bom, não haja dúvida...

E depois há os ladrões...oh pá é assim em todo o lado =/ Já lá foste Susana? Ralhaste muito?=p

Oh Slayra, não sei se foi bem gostar loool só achei que a senhora não merecia 2* até porque é o primeiro livro que leio dela e o segundo casal é mesmo fofo...se calhar se ler o segundo fico farta de uma vez, o que é o mais provável.

Não havia outra autora que tinha a mania dos dois casais por livro?

message 15: by Patrícia (new)

Patrícia Susana, eu também tenho tendência para gostar mais do segundo casal, eheh.

Patrícia, isso não sei. É capaz de haver mais autoras que façam o mesmo, lol.

Patrícia Pois...é bem capaz lool