Patrícia's Reviews > As Cinquenta Sombras de Grey

Aug 31, 2012

did not like it
bookshelves: foreign-literature, meus, erotic-literature, leituras-2012
Read from August 18 to 19, 2012

Mãe de dois filhos, esposa e a trabalhar na televisão, E. L. James está na boca do mundo desde que a sua fanfic da saga Luz e Escuridão foi publicada em livro, estando a trilogia completa e um quarto livro a caminho. As Cinquenta Sombras de Grey é um fenómeno literário desde o seu lançamento no ano passado, desde mães a jovens fãs da obra de Stephanie Meyer, este livro não tem deixado ninguém indiferente, oscilando entre o amor e o ódio dos leitores. Aqui em Portugal, o primeiro livro já vai na quinta edição e o segundo será lançado em Outubro.
Chocante para uns, atractivo para outros, já foi traduzido em 37 línguas, é bestseller na maioria dos países e já vendeu mais de 40 milhões de cópias por todo o mundo, detendo o recorde de vendas mais rápidas de sempre, ultrapassando Harry Potter. Graças a este sucesso literário, E. L. James foi considerada uma das 100 pessoas mais influentes do ano.
Este livro não estava na minha wishlist pela simples razão de ser uma fanfic da saga da Stephanie Meyer e pelas péssimas opiniões que li de pessoas com quem partilho gostos literários mas, como gosto de ter a minha própria opinião e gosto de saber do que falo e, até tem havido excelentes opiniões, a minha curiosidade levou a melhor e o livro lá veio cá para casa, mesmo tendo esperado algum tempo para ser lido.
A verdade, é que há muito que eu devia ter aprendido a seguir o meu instinto, portanto, devia ter fugido deste livro a sete pés em vez de lhe dar uma oportunidade, que sinceramente ele não merece. Não por o livro ser chocante, não por as cenas de BDSM serem muito fortes mas porque, pura e simplesmente, E. L. James não sabe escrever livros. A escrita da autora é má, simplória, pouco atractiva e choca mais pela falta de qualidade do que pelas cenas sexuais. Ler este livro foi, para mim, uma perda de tempo, dinheiro e uma lição a aprender sobre as minhas compras e instintos. Até escrever a opinião dele, me parece uma perda de tempo mas já que o li há que justificar as minhas impressões.
Para além de uma escrita fraca, as personagens da autora, e falo de Anna e Grey porque as outras estão lá apenas para preencher páginas e não têm qualquer objectivo no livro, são daquelas personagens que a minha mente não esquecerá de tão más que são. Continuo sem perceber como é que uma moça licenciada, que lê e supostamente é culta consegue ser tão nada. Anna não tem personalidade, força de vontade, humor, nem sequer dá pena, é apenas irritante, sem sal, aborrecida e consegue destruir a nossa paciência numa única fala. Se a ideia era ter uma Bella, acho que a autora conseguiu ultrapassá-la. Anna é ainda mais vazia, é uma personagem que não foi construída, é bidimensional, é um protótipo e mais ela não merece da minha parte. Quanto a Grey, é o típico cúmulo a que um homem pode chegar e de atractivo, sensual tem pouco. Perseguidor, obsessivo, controlador, irritante, é o tipo que não quero de certeza à minha porta e, peço desculpa, mas não consigo sentir mais do que uma fúria imensa por esta personagem na qual a autora depositou toda a sua energia.
Esta história não tem alicerces, seguimento, construção, não foi sequer pensada, é uma algaraviada de pensamentos e cenas parvas e enjoativas. Quanto ao BDSM do livro, não o achei chocante pelo assunto em si mas porque estas devem ter sido as piores cenas de sexo que alguma vez li. Chocante não é a cena do tampão, é sim a forma como a escritora apresenta a relação dos protagonistas, a forma como este livro apresenta o sexo, a forma como as coisas mais ignóbeis são apresentadas como normais. Já o BDSM, deve ter sido a única coisa menos chocante de tão suave que foi.
Por último, e não podia deixar este assunto sem comentário, a vozinha da deusa interior da Anna consegue ser ainda mais idiota que ela. Não quero nem vou tentar perceber qual foi a ideia ao colocar este “acessório” na narrativa porque conseguia ser mais irritante do que tudo o resto junto. Ridículo, não chega para adjectivar a suposta consciência da Anna, e é engraçado porque sem esta parte, possivelmente o livro teria menos partes nulas porque ainda estou para perceber porque era preciso 500 páginas para isto.
Como já devem ter percebido, eu fiquei na facção dos que odiou e espera nunca mais olhar para este livro. Se gostarem, força leiam mas ninguém me convence a voltar a olhar para isto nem como é possível isto já ter vendido tanto. Eu dispenso.

29 likes · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read As Cinquenta Sombras de Grey.

08/18/2012 page 30
5.0% "A moça já está a corar demasiado!!"
08/19/2012 page 306
55.0% "Ora bem, já não posso ouvir a treta da deusa interior, se ela a manda comer ou fica todo maluco com ela morder o lábio outra vez, possivelmente vou bater em alguém, se ela corar outra vez ou tiver mais alguma daquelas saídas geniais, eu vou considerá-la ainda mais estúpida que a Bella. RESULTADO: Já sei que este livro vai levar o prémio de pior do ano..." 17 comments
08/19/2012 page 390
71.0% "Vamos lá ver se nos entendemos... a memória humana não é assim tão boa para nos lembrarmos de coisas de quando tinhamos 4 anos, estamos entendidos?! E por favor rapariga, mata-te!! E Mr. Grey pare lá de parecer um chanfrado que nunca teve amor na vida e ficou com problemas psicológicos, é que mais parece um cachorro idiota!" 30 comments

Célia Loureiro Patrícia subscrevo o que disseste com uma única nuance: eu já suspeitava que era isso e contive-me. eu, a pessoa mais curiosa do mundo, decidi que não ia investir tempo nem € nessa senhora que já está rica.

Maggie Mae Eu li-o exactamente pelo mesmo motivo que te levou a le-lo, mas pelo menos (e dou graças aos ceus) não cheguei a gastar dinheiro com ele.

Paulo "paper books always" Carvalho Haha :) Mto bem Patricia

message 4: by Patrícia (new) - added it

Patrícia Bravo!

Calypso Já tive curiosidade com este livro antes do boom cá em Portugal, depois comecei a ler as opiniões e acho que todo o interesse se esfumou. Nego-me dar um cêntimo por este tipo de livros.

message 6: by Carla (new)

Carla Soares LOL. Este só leio se me aparecer de graça, e só para ver como é.

message 7: by Patrícia (new) - added it

Patrícia Carla wrote: "LOL. Este só leio se me aparecer de graça, e só para ver como é."

Foi o que eu fiz e não valeu a pena. :P

Patrícia Gostei tanto da tua opinião Patrícia! A minha consolação foi não ter gastado um cêntimo com o livro, porque nem o consegui ler até ao fim. Estava a ficar tão furiosa e tão irritada com os personagens e a escrita em si que decidi não me torturar mais. (aquela inner goddess!! só à bofetada). E tens razão, não são as cenas BDSM...é tudo o resto!

message 9: by Margarida (new)

Margarida Carla wrote: "LOL. Este só leio se me aparecer de graça, e só para ver como é."

Eu acho que nem assim. Nunca me atraiu... publicidade a mais, fujo sempre... aprendi há muitos anos a confiar no meu instinto... e neste caso ele disse-me desde o primeiro momento que era perda de tempo! Mais uma vez confiei e ele não me traiu!

Mas gosto de ler as opiniões tão diversas que por aqui vão aparecendo e já dei algumas gargalhadas à conta de algumas! ;)

Entre Chás e Cafés ❀Renata CR❀ Patrícia, eu comecei a desisti assim que soube que era uma fanfic do Twilight. Daí então, meu interesse que antes de saber disso era pequenino, foi diminuindo - com opiniões, comentários lidos - até não sobrar mais.

Patrícia Minha gente, há dias em que vos adoro, porque me entendem!!

Oh Célia, eu devia ter feito o mesmo ;_; alguém que me bata por eu ter gasto dinheiro nisto (devia estar louca louca louca!!)

Continuem sem gastar dinheiro nem tempo com isto, parabéns, são pessoas sãs!

Ah Maggie mas nenhuma de nós vai recuperar do trauma!

Muito obrigada a todos =)

Renata, adoro as opiniões deste livro, já o livro, credoooooo!!

Ainda bem que há pessoas que me entendem! Patrícia dei por mim a falar do sozinha de tão fula que estava a lê-lo!

Vitória Concordei com tudo, tudo, tudo! Nunca me senti tão irritada com alguma personagem como quando li esse livro e me deparei com a Ana e o Gray!! Argh! Que porcariaaa! E quando vejo esse livro no top 1 em tudo o que é livrarias, supermercados fico parva! Como é que é possível??

Patrícia Ana, ontem entrei na FNAC e o primeiro livro que vi foi esta coisa e na capa dizia 5ª edição!!

Como eu te entendo, nunca detestei tanto ninguém como esses! Mentira, detesto mais a autora por ter escrito isto!

Vitória Credo, 5ª edição é muito papel gasto com essa treta de livro. Ou melhor, desperdiçado. Felizmente li em e-book e não gastei dinheiro nele! Senão ia-me arrepender amargamente... Eu sinceramente não percebo como é que esses livros atingiram o sucesso que atingiram com uma escrita tão repetitiva e pobre.

Patrícia Ana, acho que não é para percebermos...ou então como me disseram acerca de outro livro, nós é que não somos normais!

Vitória Pois, só se for isso! É estranho... Anda tudo a babar pelo Mr. Grey e eu só pensava que aquilo é tudo o que eu não quero num homem, possa. Que homem horroroso.

Patrícia Mesmo!! É caso para dizer que este tipo é que não devia sair das páginas dos livros!

Vitória Totalmente!

Calypso Vendem muito porque estão rotulados pela palavra: sexo.
Infelizmente e mesmo a escrita sendo pobre (pelas opiniões pois não o li)basta saber que o livro tem como base sexo para as massas aderirem.
Para as editoras é uma máquina de fazer dinheiro pelo que nem se importam se a escrita é má, vende, gera lucro é isso que eles querem...

Quanto às opiniões são um misto entre amor/ódio mas realmente há umas simplesmente hilariantes! Deviam compilar num livro que certamente entrava nos tops XD

Entre Chás e Cafés ❀Renata CR❀ Eu também adoro as opiniões sobre o livro, já ri muito! :)

message 21: by Molly (new)

Molly Como é possível o mundo andar maravilhado com este livro? :O

Patrícia Maria wrote: "Como é possível o mundo andar maravilhado com este livro? :O"

Maria não sei!!=O

message 23: by Molly (new)

Molly Há coisas mesmo loucas!

Patrícia Completamente!

P.S. Já li a Jornada do Assassino!

message 25: by Molly (new)

Molly E então??? :D

Patrícia É lindooooooooooooooo!!*.* Adorei, é dos melhores da série *.*

message 27: by Molly (new)

Molly Completamente! O final, super misterioso! Em outubro *.* !!!

Patrícia Ainda falta tanto ;_; e tanta coisa a acontecer, vou desesperar até lá!

message 29: by Molly (new)

Molly Era para sair este mês, mas foi adiado...
Que será que vai acontecer lá na ilha? :o

Patrícia Que treta!!

Sei lá mas estou em pulgas para saber! Também gostava de saber o que se passa por Torre do Cervo...hum...

message 31: by Molly (new)

Molly Podes crer

xDDD vai ser cheio de emoção, só pode!
Sim, a trama toda que por lá anda

Patrícia Eu não sei é como vamos viver sem Fitz depois!xD

message 33: by Molly (new)

Molly Podemos sempre reler :)

Patrícia É verdade *.*

Licinia Não posso concordar mais!
...mas como tenho os outros dois, lá vou ter que lê-los (simplesmente comprei baratinhos pq são em formato digital, já suspeitava que não iria ficar fã).

Patrícia Ai que sofrimento!! Nem que me pagassem lia as sequelas -.-'