Andreia Silva's Reviews > Minha Querida Inês

Minha Querida Inês by Margarida Rebelo Pinto

Nov 29, 2012

bookshelves: biblioteca, leituras-de-2012
Read from November 28 to 29, 2012

Comecei a ler Margarida Rebelo Pinto por volta dos meus 18 anos e, digam o que disserem, fiquei completamente presa àqueles livros. O meu livro favorito continua a ser o "Alma de Pássaro" e releio algumas passagens vezes sem conta. Ora, para mim Margarida Rebelo Pinto é uma escritora de romances leves, modernos, descontraídos. E por isso mesmo, entrei com um bocadinho de receio nesta sua viagem pela romance histórico.

Não chamaria este livro de um romance histórico. Para quem, tal como eu, aprecia o género sabe que contêm muitos factos históricos mas tem uma história por trás, muitas vezes real mas também muitas das vezes constitui um enredo ficcional. E este livro foi para mim como um relato, uma pequena passagem do que poderia ser uma ficção histórico. Não estou a dizer com isto que é mau, apenas refiro que me soube demasiado a pouco. Em algumas partes tive a sensação de estar a ler um livro técnico dedicado a Inês de Castro e à história de Portugal dessa mesma época.

É claro que o final não poderia ser outro. De outro modo a autora estaria a usurpar a realidade histórica e a desmanchar uma lenda de séculos, e portanto é claro que o desfecho só pode ser um e a surpresa é totalmente inexistente.Apesar disso a escrita continua igual a si própria.

Apesar da (má) fama que a mesma tem no mundo literário nada me impede de gostar. Apesar de ser um livro curto e com um enredo extremamente reduzido gostei de ler estas palavras e de rever Margarida Rebelo Pinto na sua escrita.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Minha Querida Inês.

11/28/2012 page 63
11/28/2012 page 63