TonyAlmeida's Reviews > A Última Estação - O Último Ano de Vida de Tolstói

A Última Estação - O Último Ano de Vida de Tolstói by Jay Parini

Oct 10, 2008

bookshelves: authors-usa, bookcrossing, bookring, historical-fiction, language-portuguese, read-2008, 20th-century, modern-era
Read in October, 2008

Uma obra construída como se de uma sinfonia se tratasse: o último ano da vida de Lev Tólstoi descrito pelas pessoas que lhe eram mais próximas e pelo próprio Tólstoi. Uma narrativa composta a várias vozes que confluem e dão corpo a uma única obra.

Reconheço a minha ignorância em relação a Tólstoi - ou Lev Nikoláevitch, como fazia questão de ser tratado depois de ter renunciado ao título de conde -, tanto na sua biografia como na sua obra literária. Nunca li o "Guerra e Paz" e o "Anna Karenina" há algum tempo que me anda a desafiar desde a estante do meu escritório, sem que contudo eu tenha acedido aos seus apelos. Foi por isso para mim uma surpresa descobrir a personalidade complexa, mas por outro lado apaziguadora, de um dos vultos da literatura ocidental, e a vida conturbada que dividia com a sua esposa e com aqueles que seguiam os seus ideias de igualdade social.

Sendo um livro de leitura bastante interessante, não acho que mereça o epíteto de "obra-prima", tal como foi classificada pelo Times Litercy Supplement, mas não deixa de ser um olhar interessante sobre este grande escritor russo.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Última Estação - O Último Ano de Vida de Tolstói.