Bruno Cunha's Reviews > Steve Jobs

Steve Jobs by Walter Isaacson
Rate this book
Clear rating

by
6942113
's review
Sep 01, 12

Read from May 22 to August 31, 2012, read count: 1

Tenho que confessar a você que, apesar de adorar ler, nunca havia lido uma biografia de alguém, mas se tudo que Walter Isaacson escreveu nesse livro for mesmo verdadeiro (acredito muito que sim), então a vida e os feitos de Steve Jobs são realmente memoráveis. A minha resenha sobre a biografia de Steve Jobs tem que começar não pelos produtos que ele criou, mas com algo que mais me marcou: a sua personalidade.

Steve Jobs foi uma pessoa muito criativa, visionária, apaixonada pelos produtos que criava, detalhista e extremamente grosso, rude e mau educado ao tratar as pessoas que considerava idiotas. A personalidade de Steve Jobs marcava uma pessoa, antes mesmo dela abrir a boca, como um gênio ou um idiota. Coitado dos que começaram a trabalhar com Steve e pertenciam ao segundo grupo (os idiotas). Claro que estes não sobreviviam muito tempo.

Mas voltemos a falar sobre o personagem principal do livro. Antes do lançamento da biografia oficial, Leander Kahney já havia escrito o livro A Cabeça de Steve Jobs que conta um pouco sobre a vida de Steve, mas esse é apenas uma visão resumida de todas as maravilhas criadas por Jobs.

Steve Jobs para quem não conhece (será que existe essa pessoa?) é o fundador da Apple, inventor do primeiro computador pessoal, o Apple I, inventor do iPod, iPhone, iPad, iTunes e muitos outros aparelhos e serviços que revolucionaram a indústria e o modo como nós passamos a desfrutar da tecnologia.

*Uma nota. Quando digo inventou não significa que ele desenvolveu os circuitos e todas as soluções técnicas para os produtos. Não! Quando digo inventou significa que ele evoluiu o conceito, refinou o design e melhorou a experiência do usuário.

Continuando… O livro conta em detalhes tudo da vida de Steve Jobs, desde sua adolescência com drogas, da sua busca espiritual, do abandono da faculdade, passando pela criação da Apple, da Pixar, até a invenção do iPad. Conta em detalhes como este conseguiu revolucionar o mercado de música com o iTunes Store, o modo de venda no varejo, com a criação de um novo conceito de loja física, e como revolucionou a indústria de cinema com as animações em 3D (Toy Story, Monstros SA. e Procurando Nemo são exemplos dos filmes campeões de bilheteria, criados pela Pixar, na gestão de Jobs).

Quer saber como a ideia do iPhone surgiu, ou como ele conseguiu convencer toda a indústria de música a vendê-las por $0.99 cada, ou como recriou o conceito de desenhos animados para cinema, ou como ele mudou a sua vida? Se sim, compre agora mesmo esse livro e surpreenda-se com a quantidade de coisas que esse homem conseguiu realizar em 56 anos de vida. Uma vida curta, mas vivida com muita paixão pelos produtos que criava.

Infelizmente não vi no livro a referência ao Mac Book Air, que sei que foi apresentado pelo próprio em um de seus shows (sim, porque evento de lançamento de produtos da Apple são sempre um show), mas fica ai a dica para uma versão estendida.

Ele morreu em 05/10/2011, mas conseguiu nos deixar em vida palavras para concluir a sua biografia. Espero que a criatividade tenha sido totalmente absorvida pela Apple e que esta continue a criar maravilhas como na gestão de Jobs.

O livro tem muito mais tópicos que a minha resenha, como a luta para sobreviver ao câncer no pâncreas, as dietas malucas que seguia, os amigos e inimigos que fez, as brigas com a Microsoft e muitos outros que digo: compre o livro que não irá se arrepender.

Então é isso. Boa leitura!
likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Steve Jobs.
sign in »

No comments have been added yet.