Julia Boechat Machado's Reviews > 53 Days

53 Days by Georges Perec

May 11, 12

bookshelves: 1980s, french-literature, wanna-buy
Read from May 07 to 11, 2012

Um dos lados bons de ler um livro inacabado é conhecer mais sobre como o autor compunha suas obras. Por isso é interessante que grande parte desse livro seja composto das anotações de Perec.

Em 53 dias, o narrador, um professor de matemática em um liceu em uma ex-colônia francesa na África, recebe um manuscrito de Robert Serval, um escritor de romances policiais que está desaparecido. Segundo as últimas declarações do escritor ao cônsul francês, ele sabia que estava em perigo, o manuscrito seria a chave do mistério, assim como o professor seria um velho conhecido de escola. Perdido no livro e entre os livros que o inspiraram, o narrador procura alusões, personagens e lugares tirados na vida real, ligações que expliquem o desaparecimento.

A segunda parte do romance se chamaria "Un R est un M qui se P le L de la R", referência à famosa definição de romance de Stendhal, "Un Roman est un Miroir qui se Promène le Long de la Route", um romance é um espelho que passeia pela estrada, como 53 dias é o tempo que ele levou para ditar A Cartuxa de Parma.
1 like · Likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read 53 Days.

message 1: by Deco (new)

Deco Santos Vc ja leu o ''Vida:Modo de usar''? Gostaria de começar por esse e gostaria de saber suas impressões,caso vc tenha lido.

Julia Boechat Machado Vida: Modo de Usar é brilhante. É um romance que se passa em prédio de apartamentos em Paris, em um momento congelado do tempo, sendo que a narrativa passa de um apartamento para outro seguindo os movimentos de um cavalo de xadrez. Eu dei 5 estrelas.
É fantástico, mas não é uma leitura leve. Se você quiser começar com algo mais leve, recomendo As Coisas, se já quiser pular nos experimentalismos do Perec, acho que não vai se arrepender de Vida.

message 3: by Deco (new)

Deco Santos Devo começar com ''As coisas'' por ser mais simples pq ainda tenho o ''Contra o Dia'' para ler.

Julia Boechat Machado Depois me conta o que você achar.