Catarina's Reviews > Caídos

5122044
Jun 10, 12

bookshelves: thomas-e-sniegoski
Read from May 23 to June 03, 2012

Caídos foi o meu livro de estreia com este autor, o primeiro de uma série em que prevalece a temática dos anjos.
Aqui temos um muito pouco típico livro YA, porque é que é YA? Porque o protagonista Aaron tem 18 anos e os motivos acabam aí. Não há mais nenhuma caracteristica tipica de livros YA.

Este livro foi algo esquisito de se ler, apesar de estar de bem com a classificação que lhe dei, pois no fim senti-me bastante satisfeita com a leitura e com vontade de ler mais, nem sempre foi uma leitura fácil. Não por ser um livro chato, incoerente ou mal escrito. Primeiro a forma como livro está dividido (como que em 2 livros) é pouco usual, e depois a forma como o autor nos conduz pela história, a forma como vamos descobrindo o mundo dos anjos, as suas caracteristicas, as diferentes categorias destes, também não é semelhante a nenhuma outra que tenha lido.
Enquanto estava a ler, tive a constante sensação de que andava às escuras, ou seja, não fazia ideia do que se poderia passar a seguir, nem porque, nem como, nada... Portanto foi um livro completamente imprevisivel. Isso fez com que durante a leitura houvese momentos em que me sentia-a algo perdida e distante da leitura, mas no fim o autor soube ligar os acontecimentos disperssos dando-lhes sentido e coesão de modo a que o livro acabasse por se tornar um todo bastante apelativo.

Quanto aos personagens, temos o Aaron Cobert, que a meu ver pode-se descrever como um rapaz bem educado, com um sentido de lealdade e do correcto bastante apurado, nas páginas com maior acção esperava que houvesse uma maior explosão de poderes e jogos de luz, e movimento (imaginados ao ler, claro) mas iso só aconteceu no fim. No entanto acho que teve a reação esperada quando soube aquilo que realmente era, um Nephilin) não o aceitou de animo leve o que nos dá uma sensaçãod e realismo.

Temos o Gabriel, um cãozinho muito especial e que a certa altura se torna ainda mais especial. É um personagem que serve principalmente para aligeirar uma leitura que se podia tornar pesada conferindo-lhe algum humor algo aparvalhado mas que nos deixa smepre com um sorriso na cara.

O Camael é um anjo, um antigo lider dos Potestades (um conjunto de anjos que diz agir consoante a palavra de Deus e que tem a missão de exterminar o mundo dos Nephilin), vive na esperança de encontrar o Nephilin que segundo a profecia irá trazer o perdão aos anjos caídos dando-lhes a oportuinidade de voltarem para o céu. Este é um personagem bastante intrigante que nos dá a ideia de ter tido um passado algo conturbado e de estar em sofrimento, ainda que possua uma mascara fria e de desinteresse, a maior parte do tempo. No fim este anjo acaba por ser tornar como que um mentor para Aaron que se inicia neste novo mundo dos anjos.

O actual lider dos Potestades é o Verchiel, que como seria de esperar é um estupor autêntico. Ainda que a certa altura consigamos perceber que Verchiel tem algumas dúvidas de que o que está a fazer é realmente uma missão que Deus lhe conferiu ou algo que ele próprio idealizou e assim acaba por se tornar o vilão da história mas com alguns momentos de sofrimento por estar tão dividido.

Por fim temos o Stevie, a única "familia" que resta a Aaron. Stevie sofre de um autismo bastante acentuado, uma temática que o livro aborda de forma bastante leve mas explicita, e é irmão de Aaron. Ao ser capturado pelos Potestades para sr escravo de Verchiel, a missão de Aaron, mais do que conferir o perdão aos anjos caídos passa a ser salvar o seu irmão.

Concluindo, acho que acaba por ser um livro bastante interessante, com algumas criaturas e acontecimentos pouco usuais que acabam por trazer alguma novidade ao género do fantástico/paranormal. A escrita é intrincada de certa forma mas bastante perceptivel, no fim faz-me querer ler o próximo o que é bom.

Sinto que a opinião está algo confusa, mas eu tive muita dificuldade em decidir-me pelas 4 estrelas e ainda mais dificuldade em escrever o que tinha achado do livro. Achei-o mesmo peculiar!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Caídos.

05/23/2012 page 20
5.0% 10 comments
05/25/2012 page 86
21.0% "O interesse aumenta, coisa boa portanto..."
05/27/2012 page 135
32.0% 6 comments
05/28/2012 page 169
41.0% "Os seus pais estavam mortos...queimados vivos diante dos seus olhos." 3 comments
05/28/2012 page 194
47.0% "it's getting better and better"
05/29/2012 page 274
66.0% "Pelo andar da coisa suspeito que vai acabar num acontecimento chave para me deixar a salivar para o próximo. É que agora sinto que ainda falta resolver muita coisa e são poucas páginas." 6 comments
05/30/2012 page 315
76.0% ""Não tolero pornografia nesta casa..." ahah, estou a gostar, mas ainda não deixei de achar o livro estranho!"
06/03/2012 page 349
84.0% 12 comments
06/03/2012 page 379
91.0% "Mais acção, melhora de novo!"