Isabel Maia's Reviews > A Montanha da Água Lilás

2074673
Jun 05, 2012

bookshelves: catalog, mine, original, books-2012
Read in June, 2012

Sentado à fogueira, ladeado pelos netos, Avô Bento começa a contar uma história. A história de uma Montanha onde se ouvia “lupi-lupi-lupi”‘s constantes. Um espaço onde conviviam lupinhos, lupões e jacalupis, peludas criaturas com funções e personalidades distintas. A calma da Montanha é agitada, um dia, com a descoberta da água lilás pelo lupi-poeta. Um líquido perfumado, com capacidades algo miraculosas, capaz de eliminar as pragas que incomodavam estas amistosas criaturas.
Não resisto a, de tempos a tempos, dar um saltinho a África através da escrita de autores fantásticos, como é o caso de Pepetela. Escrito sob a forma de uma fábula, o autor personifica nos lupis uma sociedade organizada que acaba desvirtuada da sua essência calma e pacífica por culpa da ganância provocada pela água lilás. Essa ideia de sociedade organizada está bem patente no facto de vários lupis desempenharem profissões específicas: advogado, comerciante, diplomata, sábio, etc. O enredo em si é bastante simples e o vocabulário usado é também ele simples, como é habitual nas fábulas. No entanto, Pepetela utiliza no texto uma série de vocábulos muito típicos de Angola que para a maioria não são tão familiares. Na minha opinião, fazia falta um glossário a acompanhar o livro, como acontece em outras obras do autor. Mas aquilo que mais me agradou foi aquele estilo de escrita bem próprio dos escritores africanos. As descrições muito visuais, assentes em elementos cromáticos e sensoriais. O estilo de escrita em que por momentos parece sentir-se o perfume no ar. Por último. não posso deixar de referir as ilustrações incluídas nesta edição da colecção BIS. Sempre apresentadas no início do capítulo, dão uma vaga ideia ao leitor do que se vai passar de seguida, bem como mostram ao mesmo leitor como seriam estas peludas criaturas. Concluindo, uma história simples, com o encanto que têm as histórias simples e que agradará a toda a família, dos netos até aos avós.
1 like · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Montanha da Água Lilás.

05/29/2012 page 11