Patrícia's Reviews > Inverso

Inverso by L.C. Lavado

Apr 21, 2012

bookshelves: fantasy, portuguese, e-book, leituras-2012
Read on April 17, 2012

Depois daquela que tem sido uma relação cheia de surpresas e alegrias nestes meses de convívio eis que chega a hora de me despedir, por agora espero bem, do meu papel de leitora Beta da Liliana Lavado. Três livros e vários e-mails depois, aguardo com expectativa os próximos projectos, um em especial, e desejo ferverosamente que as editoras vejam o que têm estado a perder e anseio por ter estes livrinhos na estante, autografados e com direito a dedicatória.
Numa versão YA, Liliana dá-nos este Inverso, uma história de amor juvenil com elementos sobrenaturais em pleno Norte português que irá pôr em causa a coexistência de um povo e as suas tradições. Como bem sabem, este está longe de ser um género que eu aprecie e que já me tem dado largos desgostos e muitas dores de cabeça mas eu não poderia deixar que esta aversaozita me impedisse de ler um último livro desta escritora que aprendi a admirar.
Realmente quando entrei na história senti logo os nervos a bulir, parecia que conseguia ouvir os gritinhos histéricos na minha cabeça mas a dada altura já não os ouvia e o grupinho de adolescentes já não parecia interferir com os meus nervos mas, mesmo assim, fica claro que eu e livros com adolescentes não é uma boa combinação.
Apesar disso, devo admitir que alguns destes adolescentes conseguiram ganhar a minha estima como Ivana, Lia e Fernando. Estes dois últimos pelas personalidade díspares, pelo mau feitio e racionalidade dela, ele por ser divertido e engatatão mas não esquecer as pessoas de quem gota, proporcionaram-me muitos bons momentos de riso. Quanto à Ivana, é uma personagem que engana. No início temos uma pita histérica, noutro temos a protagonista certa e pela qual tanto esperamos. A Ivana cresce ao longo do livro, rapidamente demonstra que sabe o que quer e que sabe pensar, sendo uma alegria ver o seu desenvolvimento ao longo do livro. Já o outro protagonista, o Gabriel, que eu já não considero um adolescente, é uma doçura de rapaz apesar do negro e parece-me a personagem mais forte do livro.
Quanto à história de amor que acaba por ser o cerne do livro, está bem estruturada, nada enjoativa e vai reservar-nos muito surpresas. Para os mais românticos, este é um livro que vai tocar o vosso coração pois serão muitos os obstáculos que a autora nos preparou. Adaptada a ela estão os elementos fantásticos, quanto a mim, bem escolhidos e encaixam perfeitamente na história, dando-lhe pontos e mexendo com a nossa imaginação. Gostei muito dos Hekats, gostei da sua estrutura e da forma como a Liliana pensou esta sociedade e foi muito interessante poder conhecê-los de mais perto.
O amor não condiciona todo o livro, havendo margem para o paranormal e para muitos momentos de riso. Mais uma vez o humor da autora se faz sentir e também a forma como dá sentimento as palavras, arrancando-nos risos e lágrimas.
Este livro é muito mais leve, sem as habituais bombas mas com muitos momentos intensos, demonstrando que a Liliana sabe adaptar a sua escrita a vários géneros e formas. Foi um prazer acompanhá-la mais uma vez nesta viagem.

4 likes · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Inverso.

04/17/2012 page 83