Artur Coelho's Reviews > Batalha

Batalha by David Soares

Apr 07, 2012

Read in April, 2012

Numa fábula negra com toques iniciáticos, David Batalha utiliza um dos mais clássicos artifícios do género. Dar voz aos bichos para que eles nos digam o que é andar em busca de identidade e compreensão do vasto e por vezes críptico mundo que nos rodeia. Sob o olhar de uma ratazana que se crê um rato e busca a compreensão vemos o desfilar da atrocidade humana. Soares é impiedoso ao olhar para a alma e mostrar-nos a violência inútil, a cupidez e inveja pura que nela reside. As colisões entre a ratazana e os homens são momentos de brutalidade boçal, até ao final da fábula em que alguém mais iluminado - não por acaso, certamente, um arquitecto, mostra o outro lado da alma humana: a capacidade de compreensão, o amor ao conhecimento, a honra individual.

David Soares mostra-se um competente medievalista ao ligar esta fábula à construção do mosteiro da Batalha. A sua prosa surpreende pela complexidade e uso de expressões rebuscadas, muitas caídas em desuso. Mas não parece que simplicidade seja o objectivo desta singular narrativa.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Batalha.