Catarina's Reviews > Os Jogos da Fome

Apr 30, 12

bookshelves: suzanne-collins
Read from April 26 to 30, 2012

Real Rating: 4.5

Este foi o primeiro contacto que tive com a autora. Peguei neste livro com as expectativas altissimas, o rebuliço em volta desta triologia é gigante e com tanta gente a dizer bem tive que comprovar se realmente era assim tão boa.

Primeiro que tudo, tenho que congratular a autora pela sua originalidade, criatividade e imaginação, no fundo 3 palavras que dizem o mesmo mas que eu quero usar para descrever este livro.
O mundo criado, as caracteristicas desse mundo revistas ao pormenor, os próprios Jogos, os sentimentos da Katniss e o dos restantes personagens que se conseguem notar apesar do livro ser contado na 1ª pessoa. Fenomenal!

A Katniss demonstra um carácter genial, dadas as condições em que vive e por tudo o que já viveu (e vai viver) é uma adulta percoce que tem de tomar contar da mãe e da irmã.
Depois de se voluntariar para ir no lugar da irmã, para os Jogos da Fome, enquanto estes decorrem a sua personalidade não se distorce nem um pouco, algo que era perfeitamente normal dadas as provações porque teve que passar.

As regras dos Jogos e a forma como este se desenrola é muioto inteligente, e mostra o valor de alguns personagens que no inicio não eram ninguém, ou eram até monesprezados por nós, pois queriamos que a Katniss ganhasse.
É o caso da pequena Rue, que mostra ser doce e leal, o Tresh que apesar de letal mostra o seu sentido de honra, e a própria Raposa, que não aparece muito mas deixa marca.
Depois temos ainda o Haymich que apesar de bebâdo e mal humorado é um mentor notável; O Cinna que desde logo fiquei a gostar por ser tão amigável.

Por fim temos obviamente o Peeta, o qual nos desperta a curiosidade e demonstra um sentido de lealdade e honra inegáveis, sem contar claro, com a sua docura. E ainda o Gale, um personagem do qual gosto, para já.

O final que a autora dá aos Jogos é brilhante, adorei e fiquei ansiosa pelo 2º volume que já está em andamento.

Concluindo, a inteligência que a autora demonstra no desenrolar de todo o livro é espantosa e fico então à espera que o entusiasmo que senti durante esta leitura não esmoreça nos 2 últimos livros.
A escrita da autora é bastante fluida, de fácil leitura acabando por no entanto deixar a sua marca ao expressar tão bem os sentimentos da protagonista na 1ª pessoa.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Os Jogos da Fome.

04/26/2012 page 20
04/27/2012 page 32
12.0% 4 comments
04/27/2012 page 68
26.0% "" Pergunto-me se ela vai gostar de me ver morrer""
show 1 hidden update…