Joana's Reviews > A Cruz de Morrigan

A Cruz de Morrigan by Nora Roberts

Mar 20, 12

Read from March 19 to 21, 2012

Após tantas promessas, eis que me decidi a ler um livro da conceituada Nora Roberts.
"A Cruz de Morrigan" destina-se aos fãs de NR do mundo fantástico, mas sem descurar a faceta romântica que tanto caracteriza esta autora.
Tudo começa com um narrador, um contador de estórias que nos relata este mundo novo...
O mundo está em mudança e o Apocalipse aproxima-se. Está na mão de seis pessoas escolhidas pela deusa Morrigan, deter a intolerável e cruel rainha dos vampiros, Lilith.
Hoyt e Cian, dois gémeos de século XII.. um feiticeiro, outro... vampiro, transformado pelas mãos da própria Lilith.
Hoyt é o primeiro a ser recrutado por Morrigan, que o transporta para o mundo contemporâneo.
A ele se juntam a bruxa Glenna, a princesa Moira, uma intelectual e destemida arqueira e o seu primo metamorfo Larkin, e Blair uma caçadora de vampiros que tem mais em comum com Hoyt e Cian do que seria de esperar.
São estes seis humanos e Cian que se preparam, pormenorizadamente para o maior e mais perigoso dia das suas vidas... ou morte!
Tenho a dizer que me encantei por todas as personagens deste livro.
Cian, o vampiro milenar é fascinante, tanto pela sua humanidade, como pelo seu lado sombrio e misterioso. Embora uma personagem cliché, um vampiro "romantizado" e atormentado ao estilo de muitos outros seres mitológicos que nos são dados a conhecer na actualidade, cativa pela sua imprevisibilidade e pela sua possível redenção.
Hoyt, embora mais sério que Cian, é claramente o mais "fraco", e não o digo de forma pejorativa, pois embora sendo menos interessante que o seu gémeo, não deixa de ser um elemento essencial na acção e dotado de um sentimento de dever enorme, assim como de um amor incansável por Glenna.
Glenna, a bruxa do mundo contemporâneo é a personagem mais divertida da trama. Consciente do seu poder e muito segura de si, cedo atrai a atenção do feiticeiro, e daí resulta uma bela estória de amor. Sendo deveras poderosa e a "mulher da casa", Glenna assume um papel de liderança, com a sua personalidade forte e carácter notável.
Moira, a princesa de Gaell, uma pequena mas capaz mulher! Embora pouco dotada na luta corpo a corpo, é intelectualmente muito avançada e dona de um bom coração. Não sendo uma personagem de grande destaque, não consegui identificar-me com a mesma, embora seja de uma ternura notória.
Com Moira, veio o seu primo Larkin. Larkin é um metamorfo, tem a capacidade de se transformar em seres vivos, desde que seja essa a sua vontade. Um grande guerreiro em evolução, pronto a defender os seus. De grande honra e muito interessante pela sua peculiaridade.
Após a morte de King, o protegido de Cain, e o que se pensava, até então, ser o guerreiro do grupo, surge Blair.
Blair vem de uma família de caçadores de vampiros, cuja origem remonta ao século XII, havendo uma relação com os gémeos Hoyt e Cian. Sendo a melhor no seu trabalho, Blair vem treinar o pequeno grupo, espetar umas estacas sem dói nem piedade!
"A Cruz de Morrigan" não é uma leitura inovadora e cai em diversos lugares-comuns, mas é divertida e cativante, tanto pela escrita brilhante de Nora Roberts, como pelo enredo fascinante, e pelas personagens intrigantes e cativantes.
Para os amantes de fantasia com romance q.b., este livro é perfeito!
E sendo uma leitura leve, não poderia ter começado melhor a primavera de 2012!
Uma estória bem elaborada, com personagens à sua altura, nada mais do que esperava de uma autora tão bem aclamada como o é Nora Roberts.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Cruz de Morrigan.