Queirosiana's Reviews > A Duas Vozes

A Duas Vozes by William Golding

Mar 19, 2012

bookshelves: literatura-britânica
Read in February, 2009

"Arieka, a Pítia, é um retrato convincente da experiência de uma mulher, coisa rara na obra de Golding, constituindo uma das suas melhores criações."

Trouxe este livro da biblioteca por acaso ... e simplesmente porque na capa dizia "Prémio Nobel" ... estava desesperada e nenhum livro me chamava à atenção e pensei ... se o autor ganhou um Nobel é porque tem de ser Muito Bom, agarrei no livro e requisitei-o. Bendita a hora em que o fiz!

Adorei o livro do princípio ao fim.

Mas tenho de admitir que algumas partes me passaram ao lado, não que não me tenha esforçado por entender, simplesmente não compreendia ... preciso de mais 'background' literário!

Penso que percebi a história ... uma rapariga dos tempos em que a Grécia era a Grande Civilização, torna-se no Oráculo de Delfos.

É muito interessante, porque ela (Araeka) vai mostrando um pouco da discriminação das mulheres na altura e da Magnificiência de toda a Civilização Grega.

Torna-se numa Pítia, uma mulher que é Oráculo, que é uma espécie de intermédio dos Deuses para falar com os Mortais, embora na história percebamos que isso não passa de uma falsidade. Iódines, Sacerdote de Apolo, acompanha Araeka e ensina-lhe tudo acerca do Oráculo, e como a Pítia não fala directamente com as pessoas, ele, Iónides, transmite o que a Pítia houve dos Deuses, no fundo, inventa o que convém ...

Ou seja, acabei o livro e achei que tudo aquilo era falso, uma junção de interesses, que não existiam deuses a quem recorrer, Araeka sente isso, diz que há um 'vazio' que os deuses lhe viraram as costas e no fim, já ela se conformou, já não lhe importa que Iónides invente as profecias ... Iónides acaba por morrer demente.

No fim, Araeka, pede para que quando ela morra não lhe façam nenhuma estátua (como era costume fazerem às Pítias) que lhe façam simplesmente uma lápide e escrevam "ao Deus Desconhecido".

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Duas Vozes.