Maggie Mae's Reviews > Eterna Saudade

Eterna Saudade by Lia Habel

Mar 13, 2012

bookshelves: purchased-in-2012, read-in-2012
Read from March 26 to 28, 2012 — I own a copy , read count: 1

O que é que posso dizer?! Comprei este livro por impulso, depois de ter saído do cinema. Suscitou a minha curiosidade devido ao que li na contracapa, pois nunca tinha lido um livro com zombies, ou como eles se auto-intitulam neste livro: “não-vivos”. E a prespectiva de um possível romance entre um “não-vivo” e uma humana deixou-me morbidamente curiosa na mesma medida em que me deixou um pouco enojada.
Este livro passa-se quase 200 anos no futuro, onde após terríveis desastres naturais a sociedade renasceu com o mesmo nível de tecnologia mas baseada nos valores morais da era victoriana.
A nossa protagonista, Nora Dearly, gosta de tudo aquilo que as raparigas não devem sequer ter conhecimento, e odeia a condescendência com que todos os homens tratam as mulheres. Adorei a sua força de vontade e a sua relutante, mas real, aceitação da realidade em que se descobre. No fundo uma protagonista com carácter na dose certa.
Logo nas primeiras 100 páginas, conhecemos Bram, um rapaz de 16 anos que morreu 2 anos antes e que foi infectado pelo vírus Lázaro. Conquistou-me com a sua personalidade forte e assertiva, assim como o seu gosto por sonhar sempre com os pés assentes na terra.
Quanto ao livro em si, vou ser sincera, no início, cada vez que descreviam os “não-vivos” ou que surgiam pequenas referências ao possível romance entre Nora e Bram, eu ficava um bocadinho enjoada. Porque apesar de adorar a forma como ambos se completam, a verdade é que ele está literalmente a cair aos pedaços e a apodrecer (apesar de ser dos mais bem conservados). Apesar de ter sido complicado no inicio, no final a relação dos dois já não me fazia qualquer impressão, e acabou por se revelar uma leitura interessante.
Recomendo sem qualquer dúvida a todos aqueles que são fãs de zombies e também a todos aqueles que, como eu, nunca experimentaram um livros cheio de mortos vivos.

Review também disponível no meu blog: http://bibliotecaprivada.blogs.sapo.pt

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Eterna Saudade.

03/26/2012 page 89
03/27/2012 page 303
75.0% 2 comments
03/28/2012 page 405
100.0% "Gostei imenso, e mal posso esperar pelo segundo volume..."