fiacha's Reviews > O Mago - As Trevas de Sethanon

O Mago - As Trevas de Sethanon by Raymond E. Feist

Mar 15, 12

Bem terminei a leitura desta saga e só posso estar satisfeito com o que li. Não é George Martin ou Robert Jordan, não é uma saga que traga algo de novo, no fundo tudo se trata da luta entre o bem e o mal e quando isso acontece com maior ou menor dificuldade sabe-se para que lado a balança se inclina, o que tornou o final algo previsível, mas isso não impede de poder dizer que estamos perante uma saga muito boa, com surpresas atrâs de surpresas, personagens muito interessantes e um enredo muito coerente e que a tudo isto ainda temos que acrescentar uma escrita muito fluída o que ajuda a que não tenhamos grandes quebras no ritmo de leitura, tornando-o consistente, sempre agradável e cheio de acção e revelações.

Gostei bastante dos dois primeiros volumes (no original um volume) que teve vários factores de interesse e que no fundo encerrou um ciclo, mas não tinha sido algo que me tive-se cativado como os dois volumes seguintes.

Quando passamos para O Espinho de Prata, é mudado o arco principal do enredo e penso que a inclusão por um lado de um novo vilão, misterioso e que nos deixa sempre a suspirar por saber mais, a inclusão de uma personagem secundária Jimmy, um larápio ao qual ninguém ficará indiferente, a demanda que o grupo tem que passar e claro já o preparar para o final da história, penso que acabou por trazer uma enorme mais valia ao enredo.

Mas quando passamos para este volume (para mim o melhor de todos) onde vamos finalmente começa-nos a ser dada muita informação que nos faltava para perceber todas as motivações do vilão acima indicado, do que o move, do que está em jogo, então penso que o escritor esteve muito bem, foi original, surpreendeu-me com algumas revelações e preparou tudo para um final bem engendrado,onde as pontas ficaram devidamente atadas e tudo bem explicado.

Claro que não vou aqui fazer grandes revelações mas adorei a ideia que Arutha teve para Jimmy, deixando-me com imensa curiosidade para ler as sagas seguintes o que felizmente vai ser possível e já este ano pois a Editora já confirmou que ira continuar a publicar Feist ;)

Óbvio que havia muito para debater sobre a saga / livro, mas também não quero spoliar ninguém e verdade seja dita também não tenho muito jeito para criticas :P

Este será seguramente um dos melhores livros que li este ano e serio candidato a melhor livro de 2012, logo só posso recomendar a sua leitura

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Mago - As Trevas de Sethanon.

message 1: by Ana (new) - rated it 5 stars

Ana Gostei muito da tua crítica!!! Daqui a uns tempinhos sou eu que irei continuar a saga! =) A tua crítica e a do Luis, só fazem que tenha ainda mais vontade de a ler! eheh

fiacha LOL,

Garanto-te que os dois volumes seguintes são bem melhores que os dois que já leste, depois vais ver.

Ainda bem que gostaste de ler, mas olha que eu não tenho nem 10% da qualidade para fazer comentários que o Luís tem, ele sim é especialista ;)

Sei que de momento estás finalmente a conhecer George Martin, esse sim o meu escritor favorito ;)

BJ e boas leiutras

message 3: by Ana (new) - rated it 5 stars

Ana Lol
Eu depois direi a minha opinião dos próximos dois livros do Mago, mas tenho a certeza que vou adorar!
Sim, o Luís escreve muito bem, mas a tua critica também está muito boa! =)
Epah eu estou a gostar do Martin, mas acho que ele não irá "subir ao Trono" do meu escritor favorito! Alias, é uma Rainha que lá está sentada! Pode ser um que fique um dos membros mais importantes da corte... lol... =P
Agora a sério, ainda não li tudo o que o George Martin escreveu, e ainda estou mesmo muito no inicio, mas duvido que chegue a escritor favorito, mas acho que irá ficar no top 5! =)
Bjs e boas leituras =)

fiacha Ana,

Nem sabes o que te espera ainda em Martin, ainda estás a tomar conhecimento de certas casas e personagens e nem no final da Muralha terás um terço do arco do enredo completo, logo ainda é cedo, pois Martin não se entra logo pois tem muita complexidade / personagens / intrigas.

Mas acredito que irás levar ai uns valentes KOS que te irão fazer mudar de opinião verás :D

Guerra de Tronos é mesmo um nome bem empregue ;)

BJS

Nuno Mateus (Kratos) Só posso confirmar tua critica , como tb poderás confirmar na minha , mas sem dúvida um escritor que adorei ;)