Elphaba J's Reviews > A tres metros sobre el cielo

A tres metros sobre el cielo by Federico Moccia

Apr 28, 13

Read from January 04 to April 28, 2013

(3.5 estrelas)

Esta leitura foi a minha estreia não só em espanhol como com o muito desejado Federico Moccia e, ainda que não tenha considerado a sua narrativa transcendente, há valores que me marcam e temas aos quais não resisto, pelo que este foi um começo bastante interessante.
Com uma forte vertente educacional e cultural, o autor introduz-nos eximiamente no conturbado universo juvenil desenvolvendo, ao longo das páginas, muitos dilemas emocionais e familiares comuns aos leitores enriquecendo-os, assertivamente, com a abordagem de temas importantes para o público-alvo deste romance, o jovem-adulto.

Step e Babi, os protagonistas da narrativa, pertencem a mundos opostos. Ele é um rapaz enrijecido pela vida e que conquista o seu lugar social através da intimidação, da beleza e do poder conseguido a braço entre os seus. Ela, por sua vez, embora seja privilegiada, rica, é pela inteligência e bom comportamento que vinga, manobrando a sua família para alcançar o que deseja sem ser injusta para com quem a rodeia. Por circunstâncias anormais para ela mas banais para ele, estes jovens acabam por conhecer-se, relacionar-se, e, inevitavelmente, estabelecer uma relação peculiar que vai ganhando intensidade, na mesma medida em que quem lê descobre os meandros do crescimento que conferem a cada indivíduo diferentes valores e educações, que se reflectem na forma como encara as suas relações afectivas.

Representando um grupo etário que sobrevaloriza as emoções e que vive ferozmente cada momento, fica, relativamente às personagens, um fascínio pelos seus papéis individuais, diferentes, que mesmo com atitudes menos correctas, que se permitem somente em nome do seu crescimento, vão encantando o leitor.
Step, conflituoso, controverso e apaixonante, cria empatia e compaixão pelas dificuldades ultrapassadas e pelo seu passado, factores que o impedem de mostrar o sente. Erra muito, tanto, mas a vida ensiná-lo-á como ensina a todos os que vivem à sua maneira. É impossível não lhe desejar a melhor das sortes.
Babi, irritante, por vezes mimada e prepotente, é de uma pureza que comove sem, no entanto, se deixar enganar pelo desconhecido. Sofrerá uma metamorfose ao longo do texto mas permaneceram os seus valores inatos, da infância, como a responsabilidade.
Juntas, entres tantas outras, estas duas personagens vão crescer e chegar mais além do que julgaram possível para encontrarem o equilíbrio da sua união, mas a que preço para cada uma delas?

No geral, sem me querer alargar em demasiado, posso dizer-vos que para além dos muitos momentos de paixão, aventuras e perigos - por vezes arrepiantes, estamos perante jovens que brincam com os seus limites -, que este par partilha, gostei da abordagem diversificada escolhida pelo autor para a disfuncionalidade familiar, que surpreende bastante, bem como para a temática do bullying, muito discutida e sempre actual.
No que respeita ao lado romântico, que prima por inúmeros momentos altos, foi bastante bem conseguido, havendo, em particular, uma ligação ao título lindíssima que me roubou uma lágrima muito lamechas.

O final desta história, não sendo perfeito nem feliz, deixou-me imensamente satisfeita pela credibilidade que, aliás, pode ser encontrada em toda a narrativa, que não só é uma grande chamada de atenção para os mais jovens, como me fez voltar atrás do tempo.

Opinião completa em: http://historiasdeelphaba.blogspot.pt...

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A tres metros sobre el cielo.

01/04/2013 page 83
20.0% "Muito simples mas cumprir o objectivo da leitura e já me sorrir algumas vezes."
01/14/2013 page 416
100.0% "Gostei imenso deste final. Muito credível e com uma ligação ao título que me roubou uma lágrima."
04/28/2013 marked as: read