Kelle's Reviews > Equador

Equador by Miguel Sousa Tavares

Feb 10, 12

Read in November, 2011

Equador não é só um livro, é todo um pedaço da nossa história entre folhas de papel.
Luís Bernardo Valença, um bon vivant com opiniões políticas anti-escravidão bem definidas, troca a sua vida confortável na metrópole por um cargo de Governador em S. Tomé e Príncipe, a pedido do Rei D. Carlos numa conversa em Vila Viçosa. O rei escolhe Luís Bernardo, por conselho de outrem, para uma missão equatorial de extrema importância para a metrópole: governar as ilhas com o objectivo de provar aos ingleses que não existe trabalho escravo nas roças e assim evitar o boicote aos produtos portugueses lá cultivados, cacau e café. Convencer os donos das roças de que o trabalho escravo tem de ser abolido, ensinar-lhes boas práticas, a ausência do conforto e da vida social que tinha em Lisboa são só alguns dos problemas iniciais com que Luís Bernardo se depara. Para atestar a ausência de trabalho escravo em S. Tomé e Príncipe chega o cônsul inglês e a sua linda esposa, que pode ser encarado como um inimigo para Luís Bernardo mas o único à sua altura no que diz respeito à intelectualidade.
A história em si é deliciosa, envolve-nos de tal maneira que só se quer continuar capítulos fora até ao desfecho final. O final é inesperado, em momento algum me passou pela cabeça que aquele fosse o desfecho, foi uma absoluta surpresa, o que me fez gostar ainda mais da história.
O enquadramento histórico-social do livro é muito bom, fruto de um longo e intenso trabalho de pesquisa por parte do autor que nos deu a conhecer melhor alguns dos problemas das colónias no início do século XX, nos finais da monarquia.
O romance histórico é claramente o estilo que mais me conquista e me faz ler em modo consumista.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Equador.