Ângelo's Reviews > a Identidade

a Identidade by Milan Kundera

Jan 09, 12

Read in April, 2011

Assim a já alguns dias de distância (a meu ver a melhor maneira de remeter uma opinião), lembrando somente aquilo que ficou, se é que ficou alguma coisa, ainda tenho bem presente estes romance.
Uma bela história de amor entre Chantal (mulher bela) e Jean-Marc (jovem amado), Chantal, divorciada após a morte do seu filho, encontra em Jean-Marc um amor que lhe "incendeia" o corpo. Num encontro, previamente marcado, este casal ir-se-á encontrar num hotel ao pé do mar onde Chantal chegará mais cedo, e num passeio pela praia, passando por um estranho acontecimento no bar do hotel, Chantal interioriza para depois o exteriorizar a Jean-Marc que os homens já não se viram para olhar para ela.
E assim de uma pequena frase surge a construção deste belo romance.
A leveza da frase em Jean-Marc contrasta com todo o seu peso em Chantal... todo o livro nasce aqui, após um breve estágio embrionário e com esta frase começam a brotar todas as ideias do autor.
Este relacionamento amoroso após a ingénua frase ...os homens já não se viram para olhar para mim... sofrerá contornos fantásticos. A morte do amigo de Jean-Marc, a quem este nunca lhe perdoou a falta de apoio num momento profissional crítico onde fora despedido, parece um relato afastado e desconectado de toda a história.
Kundera cria um ambiente impressionante, de uma subtiliza única, onde a certo momento a Identidade dos apaixonados se confunde se dilui uma na outra.
Alternando os capítulos, curtos, entre o ponto de vista de Chantal e de Jean-Marc, o autor vai dividindo a história até a mesma se fundir num bloco só. Uma leitura extremamente fácil, mas com um conteúdo fantástico, onde o final surpreende não tanto pelo desfecho da história mas sobretudo pela ambiguidade de quando o sonho foi trocado pela realidade.
Os sentimentos, cruéis, são expostos a uma nudez sensível, erótica, sentimentos brutais expostos sem ferir o leitor. À medida que caminhamos para o final do livro somos levados para um abismo onde a leitura exige de nós um término rápido.
Uma leitura que recomendo. É sem duvida um bom livro!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read a Identidade.