Filipa's Reviews > Guilty Pleasures

Mar 19, 2012

bookshelves: english-books, keen, historical-romance, 2012-reads
Read from March 05 to 13, 2012

4,5 stars (http://labirinto-livros.blogspot.pt/2...)

Este livro foi-me recomendado por uma companheira "goodreadiana". Eu adoro a comunidade Goodreads, por vários factores: pelos livros novos que descubro, pelo convívio e pelas ligações que se criam neste espaço virtual. Numa conversa sobre romances de época, esta minha companheira decidiu relembrar-me que eu tinha um livro por ler (que na verdade, faz parte de um quadrologia) que era fantástico e garantiu-me que eu estava a perder uma leitura emocionante. Visto que Laura Lee Guhrke é a sua autora favorita neste género literário, fiquei com muita curiosidade em experimentar.
Após alguma conversa e troca de argumentos, a Mafi acabou por me desafiar a ler este primeiro volume e assim descobrir a escrita da autora Laura Lee Guhrke.

Este género literário é para mim uma certa novidade. Foi há bem pouco tempo que me comecei a arriscar ler alguns romances de época. Já experimentei várias autoras e não posso dizer que a minha experiência tenha sido desagradável. No entanto, cedo aprendemos a refinar os nossos gostos e portanto é normal que dentro de cada género literário, possamos encontrar autores melhores e outros que, embora possam ser bons para muitas pessoas, acabam por não corresponder às nossas expectativas.
De facto, até ao momento, achava que exemplos como Emma Wildes e Judith McNaught eram as rainhas deste género literário.
Ambas foram grandes surpresas e recomendo as duas porque a verdade é que são autoras que vão continuar a ficar dentro do meu top, mas Laura Lee Guhrke acabou por me surpreender de uma maneira que não julgava possível. Vai directamente para o meu top de preferências, posso dizer com certeza.
E porquê, perguntam-me vocês?

Bem, posso começar por dizer que a escrita da autora é muito envolvente e bastante fluída - duas características que considero fundamentais para ficar com uma boa impressão. A outra característica que teria de apontar seria sem dúvida a maneira como a autora construiu o enredo - nada de clichés, muita originalidade e ousadia. Laura Lee não tem receio de mostrar que a mulher do século XIX também pode ser independente e pode ter uma palavra a dizer sobre a sua vida. A ideia de que o ser feminino dessa época é o sexo fraco, sem argumentos completamente plausíveis é o que mais se vê por aí em obras deste género literário e embora ela possa ser verdadeira em termos históricos, é também um conceito muito cliché e algumas autoras aproveitam-se desse facto para criar uma história sem grande conteúdo.
Este livro mudou a minha perspectiva quanto a isso e mostrou-me que um romance de época também pode ser original e refrescante. Gostei imenso do romance entre os protagonistas e as próprias personagens foram construídas de uma forma que me permitiu criar uma ligação com o carácter e a personalidade de cada um.

Concluindo, Laura Lee Guhrke revelou-se uma surpresa sem precedentes e posso dizer que vou continuar a seguir o trabalho dela com muita atenção. Para já, tenciono ler os 3 livros que completam a quadrologia de "Prazeres Proibidos", que segundo me consta, não foi publicada na totalidade em Portugal.
No entanto, creio que esta autora é uma óptima aposta neste género literário e para quem tenciona encontrar um livro leve, divertido e romântico, aqui tem a solução para os seus problemas!
1 like · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Guilty Pleasures.

Mafi ideais para leituras mais leves...não sei se foi de mim e por ler em línguas diferentes mas adorei o 1º e o 3º, o 2º já não tanto...vou agora ver com o 4º que tmb será em inglês.

Filipa Estou mesmo ansiosa! :D
Se gostar muito, muito, leio de uma assentada :P

Mafi happy dance!

ieeeei espero que gostes ;)

Filipa Eu também... gostava de ler um romance de época que me arrebatasse completamente :P

Mafi ehehe :P
amanhã mando o dei-te o melhor de mim do NS.

Filipa Boa, obrigada :DD Estou um pouco nervosa por voltar a ler NS, por muito estúpido que isso pareça :P

Mafi tmb me sinto assim em relação aos que ainda nao li.

Filipa Vá lá , já me sinto mais normal! :P

Mafi Moçaaaa viste a minha mensagem no FB? Já andava preocupadita :P ja agora gostaste deste livro? :D

Filipa Gostei sim... em romances de época acho que é dos meus preferidos... foi um enredo refrescante... ver uma mulher com um trabalho, independente... muito, muito giro :D

Desculpa...eu era para te mandar uma sms mas depois esqueci-me completamente.... :(

message 11: by Mafi (new) - rated it 5 stars

Mafi ah como nao tinhas dito que tinha chegado ja eu tava a pensar que tinha sido extraviado :P

Ainda bem que gostaste! :D ieeeiii happy!