Maria Carmo's Reviews > AvóDezanove e o Segredo do Soviético

AvóDezanove e o Segredo do Soviético by Ondjaki

Jan 07, 2012

bookshelves: childhood-and-youth-books, enchanting-wondrous-and-magical-lo, livros-em-português
Recommended for: Everyone
Read from January 04 to 06, 2012 , read count: 1

Este é mais um livro em que Ondjaki nos brinda com personagens já nossas "amigas": a criança que conta a história na primeira pessoa, a Avó Agnete, que neste livro ganha a nova alcunha de Avó Dezanove, a Charlita e o Sr. Tuarles, e outros personagens "castiços" como o camarada socviético Botardov - pois dizia sempre "Bótard" ao cmprimentar as pessoas!
Excelente...
Mais uma vez, é bem mais agradável ler estas história contadas numa fresca voz infantil mas mesmerizante de encanto e cheiro da terra, que os livros quiçás mais "intelectualizados" em que Ondjaki prova saber fazer acrobacias com as palavras, mas onde perde esta fresca voz.
Este adorei, vale mesmo a penas ler!

Maria Carmo

Lisboa 6 de Janeiro de 2012 - Dia de Reis.
1 like · flag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read AvóDezanove e o Segredo do Soviético.

Quotes Maria Liked

Ondjaki
“Ele não sabia, mas a AvóDezanove preferia que ele viesse fazer visitas à noite, depois das 18 horas, já com o banho tomado e os sovacos lavados, porque se há maneira de saber com o CamaradaBotardov está por perto, essa coisa se chama catinga soviética. Ou simplesmente "catingov" (...)
- Botardooov, não gostamos de catingov... Vá lavá sovacov!”
Ondjaki, AvóDezanove e o Segredo do Soviético

Ondjaki
“Acho que as lembranças são cócegas invisíveis que ficam dentro das pessoas.”
Ondjaki, AvóDezanove e o Segredo do Soviético

01/04/2012 page 31

message 1: by Ana (new) - added it

Ana Fiquei mesmo com vontade de ler essas "acrobacias com as palavras", muito obrigada! :D

Maria Carmo Ana wrote: "Fiquei mesmo com vontade de ler essas "acrobacias com as palavras", muito obrigada! :D"

É um livro excelente, como quae todos de Ondjaki.

message 3: by Ana (new) - added it

Ana Estive a ler um conto dele muito saboroso que está numa coletânea chamada "em busca da felicidade" :) E tenho aqui o "Bom dia camaradas" :D