Isabel Maia's Reviews > Vento Suão

2074673
Feb 01, 12

bookshelves: catalog, mine, original, books-2012
Read in January, 2012

Amigas desde a infância graças às férias de Verão passadas juntas no Alentejo, Sofia e Luísa acabam por seguir caminhos em tudo diferentes mas que, por ironias do destino, acabam por chegar à mesma condição. Sofia casou por impulso com Mateus para fugir dos pretendentes arranjados pela mãe. Mas o homem que durante o noivado se mostrava fogoso e apaixonado, cedo se revelou uma pessoa violenta. Já Luísa, num momento de rebeldia, muda-se para casa de Zé Roberto, um fotógrafo com fama de mulherengo. Depois de um desentendimento, volta para o Alentejo onde conhece aquele que viria a ser o seu marido, Duarte.
Por ser fã da escrita desta autora, decidi comprar o seu último livro mesmo sabendo que o mesmo não estava completo. O estilo de escrita é exactamente aquilo a que Rosa Lobato de Faria habituou os leitores, melodiosa, quase poética. Mais uma vez, a autora coloca figuras femininas no centro da acção como era seu apanágio. Duas mulheres que as voltas da roda da vida acabaram por separar. Apesar de incompleta, a estrutura de texto existente é coerente mas mentiria se dissesse que o ponto em que a autora deixou o enredo é satisfatório. Qualquer apreciador dos livros de Rosa Lobato de Faria dirá o mesmo, este final sabe a pouco e deixa um enorme vazio. Ficará sempre a pairar na incerteza o rumo que o enredo iria seguir. Na minha opinião, foi melhor assim. Pelo menos existe a total certeza que as palavras que encontramos neste "Vento Suão" são as de Rosinha, como carinhosamente lhe chamavam, e que era exactamente esta a história que ela queria nos contar. Depois deste livro, fica a saudade das suas palavras.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Vento Suão.

01/10/2012 page 67