Inês's Reviews > A Chuva Antes de Cair

A Chuva Antes de Cair by Jonathan Coe

Nov 30, 11

Read from November 27 to 30, 2011

Não há que enganar: Jonathan Coe merece mais destaque. Depois de ler "A casa do sono" não fui capaz de resistir quando encontrei este livro na FNAC a metade do preço (mesmo sabendo que a pilha de livros na minha mesinha de cabeceira corre o risco de chegar ao tecto).
A história é muito bem contada embora tenha começado por achar entediante que a narradora fosse fazer a descrição de 20 fotografias, pareceu-me um número excessivo e deduzi que se tornasse muito repetitivo. Mas não. A história vai-se desenrolando aos poucos, com várias surpresas, talvez fosse interessante se houvesse algumas misturas temporais para nos manter atentos, ainda assim foi um prazer segui-la.

A explicação do título é maravilhosa, resumida em:
"- Pois eu cá gosto da chuva antes de cair.
(...) - Mas, minha querida, a chuva antes de cair não é chuva de verdade. (...) Sabes, é que a chuva antes de cair é uma coisa que não existe. Tem de cair - caso contrário não é chuva.
- Claro que a chuva antes de cair não existe - disse ela - E é por isso que é o meu tipo preferido de chuva."

Assim como a frase que está escarrapachada na capa do livro:
"Tudo em ti está certo: tu tinhas de nascer.
Tu eras inevitável."

Assim como a leitura deste livro.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Chuva Antes de Cair.

11/27/2011 page 80
show 1 hidden update…