Isabel Maia's Reviews > The Adventures of Tom Sawyer

2074673
Apr 24, 2012

bookshelves: catalog, mine, original, books-2012
Read in April, 2012

Estamos nos Estados Unidos da América, mais precisamente em pleno séc. XIX. A pequena cidade de St. Petersburg (estado do Missouri), marginal ao imenso Mississippi, era a casa de um temível pirata, o Vingador Negro do Mar das Antilhas. Para a Tia Polly, este intrépido marinheiro não passava do seu sobrinho, Tom Sawyer. Um menino rebelde, irrequieto, que odiava rotinas e que inventava mil e um artifícios para fugir às suas tarefas. à escola e até à catequese. Para horror da sua tia e de todas as mães respeitáveis da cidade, o seu melhor amigo era Huckleberry Finn. Um relato sobre a magia, a liberdade e a inocência de ser criança.
Tom Sawyer é uma personagem conhecida de todos e que me é muito querida, em particular. Adorava ver os desenhos animados (aquele menino descalço, de chapéu de palha e cabelos ruivos fica na memória) e fui contemplada com essa alcunha no ano de praxe, na Universidade. Pegar nesta obra, no seu idioma original, foi um belo desafio. Confesso que foi complicado engrenar de uma maneira regular no ritmo de leitura. Isso deve-se à escrita muito peculiar apresentada neste livro. Mark Twain traz para a escrita marcas da oralidade, não só as típicas daquela região norte-americana, como também das que se podem encontrar numa população analfabeta. Por essa razão, em alguns momentos, perdi algum tempo a tentar quase adivinhar qual a palavra em questão. Mas, como diz o ditado, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Quando a leitura começou a fluir finalmente, encontrei a magia de que falo anteriormente. As várias peripécias fazem-nos rir, os esquemas para fugir às tarefas dão-nos vontade de pregar um raspanete no pequeno Tom. Foi com um sorriso no rosto que encontrei, a páginas tantas, o equivalente em inglês para a cantilena “Joaninha, voa voa/ Que o teu pai foi a Lisboa…” que eu tanto cantava quando era criança. Um livro para miúdos e graúdos, que nos ensina valores tão nobres como a amizade, a lealdade e a entre-ajuda.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The Adventures of Tom Sawyer.

04/09/2012 page 7