Estefânia Botelho's Reviews > O Caderno da Morte

O Caderno da Morte by Jonathan Santlofer

Nov 02, 2011

it was ok
bookshelves: livros-lidos-meus, os-meus-livros, policial, livros-2011, oferta-editorial-presen-a
Read from November 02 to 14, 2011

Razões da escolha do livro: Livro oferecido pela Editorial Presença! Éum policial e, como tal, tenho sempre vontade de ler!!!

Proveniência: Editorial Presença/ a minha biblioteca.

A minha Opinião:
Nate Rodriguez é um artista forense. Logo aqui fiquei muito curiosa: o que é um artista forense? Ora bem basicamente, e não querendo entrar em grandes pormenores sobre a história, um artista forense é um polícia que tem como actividade principal desenhar criminosos ou suspeitos através da descrição feita pelas vítimas ou testemunhas do crime. Muito mas muito interessante de facto, sobretudo porque nunca li nenhum livro policial cuja personagem principal tivesse essa profissão.
Neste livro é muito interessante ver o trabalho elaborado por Rodriguez sobretudo quando está em causa uma série de crimes e suicídios que, aparentemente nada têm de comum entre eles.
Contudo, à medida que avançamos na leitura, concluímos afinal que é precisamente o contrário e Nate e a sua namorada também inspectora tentam desvendar estes mistérios.
Esta tarefa torna-se complicada quando o trabalho destas personagens se vê confrontado com a implicação de forças governamentais como o FBI ou o exército americano.
Pelo meio vemos a grande carga psicológica que caracteriza esta história e a vida de Nate que não consegue esquecer a morte do pai e o sentimento de culpa que o persegue.
É um livro interessante mas cujas descrições das etapas de reconstrução facial adensam a trama e tornam-na um pouco parada e aborrecida.
Não foi daqueles livros que me tivesse marcado profundamente mas acho que quem tiver lido os livros anteriores do autor (apesar dos factos do passado descritos neste livro poderem ser menosprezados caso não o tenham feito e pouco ou nada contribuem para percebemos a história em si) poderá gostar bastante deste novo livro.

O melhor: A capacidade de Nate recriar a fisionomia do assassino através das características descritas pelas vítimas ou testemunhas dos crimes de que é acusado.
A surpresa que temos mais no final do livro, relacionada com o passado do Nate e da morte do seu pai.
A relação Nate/Terri.
As ilustrações do livro.

O Pior: As referências ao passado de Nate Rodriguez, incluídas no livro anterior do autor. Essas referências, uma vez que não li o livro, passaram-me um pouco ao lado e fiquei curiosa por saber o que realmente aconteceu.

A autora/autor:
Jonathan Santlofer, americano, formado em Pintura e História da Arte, é um artista respeitado, cuja obra figura em diversas colecções públicas e privadas nos Estados Unidos e merece a atenção de meios tão reputados como o New York Times, Art in América, Artforum e Arts. Começou a dedicar-se à escrita em 1989 quando um incêndio numa galeria de arte de Chicago destruiu uma boa parte da sua obra. Este é o quarto livro que escreve e ilustra. Para o autor «escrever é um desafio» enquanto que «desenhar é mais natural para mim, mas não há dúvida de que ambas se influenciam no meu trabalho».

A minha Classificação: 4 - Interessante

Período de Leitura: De 2 a 14 de Novembro de 2011.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Caderno da Morte.