Joana's Reviews > As Quatro Últimas Coisas

As Quatro Últimas Coisas by Paul  Hoffman

Nov 10, 11

bookshelves: mine
Read from November 06 to 10, 2011

Ora portanto, resumindo o livro numa "palavra": nhe.
Quando li A Mão Esquerda de Deus, ao início achei o livro um pouco parado e desinteressante. No entanto a partir mais ou menos das 100 pág a história começou a tornar-se interessante. Parecia que as coisas aconteciam com uma finalidade.
Quando parti para As Quatro Últimas Coisas ia preparada para que pudesse, eventualmente, acontecer o mesmo. Um início mais morno e depois desenvolvimentos interessantes. Não podia ter ficado mais decepcionada. O livro começa e termina com críticas mais que directas à igreja. Não tenho problema nenhum com isso, deixo já este esclarecimento. Mas quando comprei este livro não foi de certeza com o intuito de ler um texto reflexivo contra a igreja, foi sim com a ideia de ler uma história interessante. Isso não aconteceu. A verdade é que basicamente não existe história. O livro não passa de um enorme enrolanço. Antes do meio do livro sentia-me confusa e já não percebia para quê tantas voltas e afinal qual a finalidade de tudo aquilo porque os personagens estavam a passar, que diga-se de passagem, não eram nada de especial pois tudo se resolvia com estrema rapidez. As personagens parecem ter perdido profundidade ao longo da história em vez de a ganharem, principalmente Cale. Sinceramente deixou de me dizer o que quer que seja. A única personagem que talvez me continue a agradar é o Henri Vago.
Resumindo e baralhando, não vale a pena ir para este livro à espera de uma boa história. Vão mais preparados para uma lavagem cerebral. A ideia que este livro dá é que foi escrito essencialmente para "encher chouriços".
4 likes · Likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read As Quatro Últimas Coisas.

11/07/2011 page 36
11/09/2011 page 72
20.0% "A passo de caracol. Por enquanto não estou minimamente cativada." 2 comments
11/10/2011 page 160
44.0% "E.... Continua uma seca.." 4 comments

Marina Concordo com a tua review em tudo (menos da parte em que falas no primeiro livro, esse adorei e não achei seca). Este livro foi um bocado estranho, e secante. Não percebi porque é que algumas coisas aconteceram, mas por outro lado já estava com tanta pressa para o acabar que a minha concentração não estava no seu ponto alto lol.
Mas mesmo assim continuo curiosa para ler o último, quero saber o que vai acontecer ao Cale e a Spanish Leeds, e ao Kleist e à Daisy.