Mar Lencaster's Reviews > Na Companhia da Cortesã

Na Companhia da Cortesã by Sarah Dunant

Jan 18, 12

bookshelves: on-the-shelf, mine, read-in-2011
Read from December 10 to 28, 2011 — I own a copy, read count: 1

Esta não foi a minha estreia com Sarah Dunant. Comprei, aliás, o livro devido à excelente experiência que tive com a leitura de O Nascimento de Vénus, excelente livro da mesma autora. Claro que aproveitei o facto de estar a 5 euros no alfarrabista da Feira do Livro do Porto, mas isso não vem ao caso!

Assim, e talvez por esperar um livro ao nível da minha anterior leitura, posso dizer que terminei Na Companhia da Cortesã com um sabor amargo na boca. Não que não se trate de um bom livro porque é-o, de facto. Sarah Dunant escreve bem de qualquer modo, mesmo que sem o brilhantismo (e, atrevo-me a dizer, a experiência) de outros livros. A história é simples e coesa, o enquadramento histórico perfeitamente delineado e o protagonista extremamente original e interessante.

Mas falta-lhe algo difícil de definir. Talvez seja a acção, pouco abundante num romance que se arrasta por mais de 300 páginas, ou a emoção, que é dificilmente transposta para o leitor. Muito provavelmente será pelo facto de a questão principal do livro não ser tão interessante assim.

Apesar da falta de brilho da história, as personagens revelam-se bem construídas e pensadas e dão ao livro a pouca cor que possui. Falo particularmente do narrador Bucino, o anão, criado (ou amigo) de Fiammetta, uma cortesã que para além de bela é corajosa e inteligente; e de La Draga, a mais misteriosa das personagens e que contribui consideravelmente para o desfecho do livro.

De facto, é precisamente o início, com um enquadramento muito bom e uma maravilhosa descrição do saque a Roma; e a reviravolta final que fazem valer a pena a leitura.

Um livro mediano, para quem queira uma história simples, mas com alguns apontamentos interessantes.

Mais opiniões em: http://silkandmagic.blogspot.com/

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Na Companhia da Cortesã.

12/11/2011 page 30
12/25/2011 page 200
60.0% 2 comments
12/26/2011 page 208
62.0% "Tenho de acabar isto hojeeee! E de fazer 2 relatórios... AAAAAAAHHHHHHH! *pânico*" 1 comment

message 1: by Ne (new) - added it

Ne aleluia irma...