Estefânia Botelho's Reviews > Julia Felix - Frescos de Pompeia

Julia Felix - Frescos de Pompeia by Lívia Borges

Aug 08, 2011

bookshelves: livros-2011, livros-lidos-meus, os-meus-livros, romance-histórico
Read from August 02 to 22, 2011

Esta é a história de Júlia Félix desde o seu nascimento até ao fim da sua vida.
Júlia uma pompeiana, que luta pelos seus ideais sem medo e com muita determinação e coragem. Paralelamente, é uma mulher astuta e humana.
Desde logo, criei uma forte empatia com esta personagem e logo me afeiçoei a ela. Aliás a escrita de Lívia Borges, caracterizada pela descrição das personagens e das paisagens e acontecimentos históricos, propicia a que o leitor se identifique com uma ou mais personagens de uma forma intrínsica. Por outro lado, a realidade conferida aos acontecimentos narrados e às paisagens, transporta-nos para Pompeia e de lá não queremos sair até terminarmos o livro.
A força das palavras neste livro é fundamental para entendermos toda a História de Júlia, as suas mágoas, as suas vitórias e derrotas, que a marcam durante toda a vida.
Júlia tem como grande objectivo de vida prosseguir o trabalho do pai, tanto na Villa onde habita, como na sociedade pompeiana e romana da época. Contudo, este é um trabalho que se torna difícil sobretudo porque Júlia é mulher e as mulheres do tempo de Caio, de Titus, etc eram vistas como quase fantoches nas mãos dos homens que as utilizavam sem remorsos para casarem e terem filhos, cuidarem deles e da casa e também surgirem em festas caso fosse necessário.
A condição da mulher é algo que Lívia Borges descreve de forma única e a sua personagem Júlia não compactua com isso, bem pelo contrário: está disposta a tudo para conseguir o que prometeu ao pai nem que para isso tenha de mostrar (ou tentar mostrar) que as mulheres conseguem tanto ou mais que os homens.
Ao longo do seu percurso, vamos conhecendo outras personagens que são fundamentais na narrativa, algumas históricas e outras fictícias, mas que de uma forma ou de outra marcam o leitor e a história.
Alguns acontecimentos históricos, como o grande incêndio de Roma, a erupção do Vesúvio e o terramoto de Pompeia são magnificamente descritos e , desse modo, ficamos a conhecer melhor a História de Roma e Popeia.
Esta foi uma óptima leitura, que me cativou e absorveu e aguardo ansiosamente mais livros da autora Lívia Borges que não tenho problema nenhum em comparar com um Ken Follett por exemplo!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Julia Felix - Frescos de Pompeia.

08/08/2011 page 190
show 1 hidden update…