Procrastinador Diletante's Reviews > Out of the Dark

Out of the Dark by David Weber

Jul 05, 2011

Sempre fui fã do David Weber e foi com muito agrado que vi que ia sair um livro novo, fora das suas habituais séries. E além disso era sobre um tema que me agrada particularmente - uma invasão da Terra por extraterrestres. Aproveitando o meu aniversário e um irmão generoso, rapidamente pus as minhas mãos num exemplar em capa dura do livro.

Visto que estava de férias, comecei logo a ler, mas para meu espanto, apercebi-me que ia ficar desapontado. Apesar da invasão ter uma razão lógica para acontecer (fazendo-me lembrar um pouco esta série de livros do Harry Turtledove), os extraterrestres não são nada de especial e muitos deles só aparecem para serem mortos pelos Humanos.

Mas mesmo as personagens Humanas são pouco desenvolvidas, tendo para aí um capítulo cada para se "apresentarem" antes de serem lançadas para a acção - algo que, como seria de esperar, não falta no livro. Infelizmente nem mesmo essa acção o salva. Apesar de ter alguns combates que achei extremamente bons, estes são poucos e a maior parte da história desenvolve-se "fora do ecrã".

Como bom Americano, o autor passa umas boas páginas a descrever as técnicas que uma família de survivalistas usa para sobreviver durante e após a invasão, mas mesmo essas partes parecem ter sido um bocado "coladas" ali pelo meio.

É claro que há ainda um problema maior com o livro. É que embora seja de ficção científica, a verdade é que nas últimas páginas transforma-se num livro de fantasia (não me posso alongar mais sobre o assunto, mas bastar ler o "back cover" para se aperceberem do que se trata) e isso mata-o. A mistura de géneros até poderia ter funcionado mas o final é mais que forçado, acontecendo mais uma vez "fora do ecrã".

Enfim...li-o, tem coisa que se aproveitam e após alguma investigação até desculpei o autor, pois pelos vistos o livro é baseado num conto antigo, escrito para uma antologia.

Deve ter precisado do dinheiro e lá pegou no conto, acrescentou-lhe mais uma coisa e pimba...livro novo cá para fora. Só espero que não caia na tentação de lhe dar uma continuação e que volte é a escrever Honor Harrington.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Out of the Dark.