Carlos's Reviews > The Google Story: Inside the Hottest Business, Media, and Technology Success of Our Time

The Google Story by David A. Vise

M 50x66
Jun 14, 2011

Read from June 14 to 28, 2011 — I own a copy , read count: 1

A Google é uma empresa única em todo o mundo. Em pouco mais de uma década, conseguiu revolucionar o dia-a-dia de quase todos os seres humanos. Este livro retrata como é que esta revolução foi ganhando forma.

O livro analisa a Google desde a sua origem até ao ano de 2006. Descreve-nos a mente dos seus autores, Sergey Brin e Larry Page, e como estas duas mentes começaram a trabalhar em conjunto. Talvez nenhum deles conseguisse imaginar há 10 anos atrás o que conseguiram hoje, mas a verdade é que eles conseguiram o seu objectivo: dar o "conhecimento" de forma simples e rápida a quem o procura.

A Google não é só fantástica pelos produtos que tem; na minha opinião, o mais importante é a cultura única que parece existir no Googleplex. Com base nos meus conhecimentos anteriores e corroborados por este livro, sinto que a Google deve ser das poucas empresas do mundo que possibilitam algo único aos seus colaboradores: serem felizes! Eles podem dar aso à sua criatividade, terem 20% do seu tempo para se dedicarem a projectos seus e, caso sejam interessantes, serem financiados e potenciados pela empresa. Para mim, isto é único e de um valor inigualável. Muitos dos produtos que a Google disponibiliza hoje nasceram desta filosofia (GMail, Google News, etc).

Conhecem alguma empresa que dê toda a comida de borla aos seus empregados? Que faça festas temáticas às sextas-feiras? Que se desloque em massa a um festivas de Verão?

Outro aspecto que aprecio na Google e conheci melhor neste livro, é a forma como os seus fundadores vêm o mundo. Eles questionaram entidades aparentemente inquestionáveis (Wall Street), mediram forças com empresas mais fortes do que eles e fizeram acordos com empresas aparentemente concorrentes. Este espírito de constante questionamento e uma visão clara do que queriam para a Google e para o mundo no futuro, levou aos resultados que conhecemos hoje.

No entanto, nem só de alegrias foi feito o percurso da Google. Revolucionar e questionar o mundo, geralmente, levanta questões. A Google teve que resolver problemas como a publicidade concorrencial, privacidade dos dados dos utilizadores, etc. Algo que eu admiro é que tentou sempre resolver com o seu famoso lema "não ser mesquinho" em mente.

O único problema do livro é o facto de se encontrar 5 anos desactualizado. Isto não representa um defeito do livro mas sim um hiato temporal, em termos de informação.

A escrita, tal como em quase todos os livros que eu li desta colecção, é apelativa e consegue manter o leitor interessado. Não é preciso ser um especialista informático para poder ler este livro; está ao nível de qualquer "leigo" nestas matérias.

Para aqueles que procuram ser empreendedores, que querem criar o seu próprio negócio e que querem beber da experiência dos melhores, recomendo vivamente este livro. Para todos os outros, também recomendo!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The Google Story.

06/15/2011 page 20
5.95% "342"