Catarina's Reviews > Refém do Amor

Jun 20, 11

bookshelves: nora-roberts
Read from June 12 to 13, 2011

Real Rating: 4.5 / 5

Não fossem algumas questões levantas, com a sua habitual mestria pela autora, mas no fim não concluidas ou exploradas devidamente e este podia ser facilmente um livro de 5 estrelas.
Ainda assim não deixa de ser um dos meus preferidos e sobre o qual adorei ler.

Começando então pelos pontos negativos, a autora pressupõe um casal secundário Dave e Ava e no fim não lhes dá qualquer desfecho concreto, é como se o assunto tivesse sido esquecido. Existe ainda uma questão de parentesco que não é devidamente explorada, no caso da relação padrasto/enteada entre o protagonista Duncan e a filha de Pheobe (a outra protagonita), chamada Carly. Houve também outra situação que me desgostou, a morte de um personagem mesmo não sendo um personagem activo na história. No entanto nenhum destes detalhes, felizmente serviu para abalar o que de tão positivo teve este livro.

Primeiro a temática iniciada neste livro é uma estreia, o toque policial habitualmente impresso nos romances da autora, é desta vez uma situação de negociações e reféns. Algo que habitualmente vemos em filmes quando são feitos reféns e um membro da policia negoceia com os criminosos para se irem libertando os reféns em segurança. Penso que se o tema não é retratado na perfeição, é quase. É nos demonstrado como o processo é moroso e todas as teorias inerentes a este que se podem utilizar, é também explicito que não pode ser qualquer um a fazer este tipo de trabalho pois é necessário que se intrepertem os vários sinais que o criminoso vai emitindo por telefone ou por outro sistema que seja utilizado para as comunicações, para posteriormente se saber qual o passo mais acertado a dar.
Neste livro, Pheobe, a protagonista é a negociadora tendo um papel mais activo na investigação daquele que vai ser a tentativa de homicido contra a própria, no livros anteriores, os protagonistas ou têm o papel de ladrão, ou são alvos de crimes mas não têm parte activa nas investigações, sendo que essa é outra novidade neste livro.
Outra situação que gostei neste livro foi o facto de Duncan, ser um homem perfeitamente normal, romântico, carinhoso, firme e com um grande carácter, e desta vez não ser um suspeito provável do crime a decorrer. Notei também que o romance neste livro não foi tão abrupto como nos anteriores, apesar da atracção sexual entre os protagonistas ser instântanea, o romance foi sendo construido de forma mais lenta e os sentimentos só foram demonstrados depois de muito se ter provado tanto de um dos lados como do outro que era fiável que se sentissem assim.
Outro dos temas que nos é aqui exposto é o de uma doença que pode não ser assim tão conhecida - agorafobia - e penso que foi bem retratado de modo a transparecer para o leitor a fobia sentida pelo doente que não consegue sair dos dominios de sua casa.

Consegui gostar da maioria das personagens, Pheobe é forte, determinada e com um grande carácter. Todo o passado desta personagem é muito bem explicito e a relação que ela e a sua familia nutrem com Dave é realmente maravilhosa.
O passado de Duncan e como depois descobrio a sua "familia" ainda que não seja de sangue, foi também bem explorada e gostei de todas as personagens que fazem parte dessa familia.

O criminoso, desta vez não era alguém que pudessemos conjurar teorias para tentar acertar, pois não teve parte activa na história, a não ser quando foi descoberto. No entanto toda a situação foi bem explicada e a cena final é bem retratada e demonstra mais um vez a inteligência e prespicácia de Pheobe.

Portanto, considero que este livro tem todos os ingredientes para ser um bom policial romântico, e tirando os detalhes que referi no inicio é sem dúvida um livro que entrou para o meu top de preferidos da autora.
2 likes · Likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Refém do Amor.

06/12/2011 page 100