Carla *Jen7waters*'s Reviews > O Que Seria Eu Sem Ti?

O Que Seria Eu Sem Ti? by Guillaume Musso

Jul 25, 11

bookshelves: contemporary, pt, read-in-2011
Read from May 30 to June 17, 2011 — I own a copy

Antes de tudo mais tenho a dizer que este livro é super enganador, já que capa, título e sinopse pouco ou nada têm a haver com o que se passa na narrativa. O Que Seria Eu Sem Ti? + rapariga de vestido branco num campo + sinopse sobre os dois amores de Gabrielle, levaram-me a pensar que este seria um romance contemporâneo/chick-lit – mas não é, ainda que o estranho início também possa levar a acreditar nisso. E digo “estranho início” porque o estilo de texto das primeiras 30 páginas é…nem sei bem o que ele é, só que conta sucintamente como os protagonistas Martin e Gabrielle se conhecem, se apaixonam, e se separam muito pouco tempo depois. A segunda parte da história passa-se quinze anos depois, e começa com Martin -actualmente polícia- a perseguir Archibald McLean, um conhecido ladrão de arte, pelas ruas de Paris – cena que, salvo um pormenor ou outro, é um autêntico rip-off da cena do roubo no filme O Caso Thomas Crown. Aliás, todo o livro é um bocadinho rip-off d‘O Caso Thomas Crown, com o Archibald no papel do Pierce Brosnan e o Martin no da Rene Russo.

Grande parte do livro centra-se nestes dois personagens, Martin e Archibald, com o ponto de vista alternado várias vezes entre eles – por um lado o leitor vai sabendo como Martin está obcecado em apanhar Archibald, e por outro, como Archibald adora ser perseguido por Martin. É então que Gabrielle reaparece – revelações são feitas, e velhas feridas reabertas e esfregadas com sal, até que os rapazes têm um acidente, entram em coma e parte da história passa a ser contada do limbo onde eles se encontram, e onde só há um bilhete de volta à vida. (Não estou a brincar!)

Não sei bem que dizer sobre este livro…o meu grande problema com ele é que não me interessou o suficiente para me importar com o que se estava a passar ou com o que acontecia com as personagens. Não há assim momentos altos ou muito envolventes ainda que hajam umas quantas surpresas com o desenrolar da história, e confesso que não estava nada à espera daquela última parte passada no limbo entre a vida e a morte, que é retratado como um aeroporto, e muito menos daquele pormenor dos bilhetes de avião que ora reenviam o pessoal para a vida, ora levam-nos para a viagem infinita da morte – achei isto tudo um bocadinho…out of place, quer dizer, afinal tudo começa com um amor louco entre dois jovens, depois passa a uma história de perseguição entre um polícia e um ladrão de arte, e de súbito, BAM, limbo. Não estou a dizer que isto não combina, só que não me convenceu.

A classificação baixinha que lhe vou atribuir não significa que ache este um livro mau, mas apenas que não é para mim.
Cuidado com o Dálmata

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Que Seria Eu Sem Ti?.

06/02/2011 page 66
06/17/2011 page 216