Susana Pereira's Reviews > A Incrível e Triste História da Cândida Eréndira e da sua Avó Desalmada

A Incrível e Triste História da Cândida Eréndira e da sua Avó... by Gabriel Garcí­a Márquez
Rate this book
Clear rating

by
1356448
's review
May 25, 11

bookshelves: translation, nobel
Read from May 23 to 25, 2011

Este deve ser o livro com o título mais longo que já li (ainda bate "A rapariga que sonhava com uma lata de gasolina e um fósforo" em alguns caracteres)... e é engraçado que quando lia este título interpretava sempre a palavra "cândida" como fazendo parte do nome e não como um adjectivo que caracteriza a Eréndira. Só ao ler a história é que percebi o meu engano mas ainda me é difícil ler o título com a interpretação mental correcta... mistérios do cérebro... :)

Quanto ao livro, trata-se na realidade de um conjunto de 7 contos, sendo o último, que dá o nome ao livro, bastante mais longo que os outros. Apesar das histórias serem independentes entre si, nesse último conto surgem, de vez em quando, pequenas referências a personagens dos outros, o que não deixa de ser engraçado, sugerindo que se trata de um único universo, neste caso o do realismo mágico de Gabriel García Márquez.

Contos:
-"Um senhor muito velho com umas asas muito grandes"
-"O mar do tempo perdido"
-"O afogado mais formoso do mundo"
-"Morte constante para além do amor"
-"A última viagem do navio fantasma"
-"Blacamán, o bom vendedor de milagres"
-"A incrível e triste história...

Queria só destacar um dos contos ("A última viagem do navio fantasma"), que foi escrito de rajada - são 5 ou 6 páginas em que o único ponto final é o que finaliza o próprio conto - e que apetece ler de um só fôlego. Fez-me lembrar a construção frásica d'"O Outono do Patriarca".
likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Incrível e Triste História da Cândida Eréndira e da sua Avó Desalmada.
sign in »

Reading Progress

05/23/2011 page 33
26.0%
show 2 hidden updates…

No comments have been added yet.