Rita's Reviews > A Lenda do Cisne

A Lenda do Cisne by Jules Watson

Mar 11, 2011

bookshelves: meus
Read in August, 2010

As suspeitas iniciais de que A Lenda do Cisne, seria em muito semelhante ao primeiro livro da trilogia Sevenwaters de Juliet Marillier, A Filha da Floresta, revelaram-se infundadas. De facto todo o ambiente da história lembra o fantástico mundo de Sevenwaters, mas a história em si, assim como as suas personagens, nada têm de idêntico com a obra acima mencionada.

A Lenda do Cisne recria a lenda de Deirdre e Naisi, sendo esta, parte de um grupo de antigos contos irlandeses denominado O Ciclo do Ulster. Este Ciclo gira em torno das façanhas do rei Conchobor (Conor na forma anglicana) e dos seus guerreiros do Redbranch, incluindo o famoso herói irlandês, Cúchulainn.

Para quem é apreciador de antigas lendas e da temática Celta, este é um livro que certamente suscitará interesse e proporcionará bons momentos de leitura. As personagens são agradáveis e o ambiente que as envolve é extremamente belo e cativante. A escrita da autora é simples e elegante.

Até agora, o que aqui foi referido encaixaria esta obra na categoria de romance histórico, mas há uma componente fantástica que torna este livro num verdadeiro romance histórico/fantástico: A Fonte. A Fonte é como que uma forma diferente de ver o mundo, todas as formas de vida e mesmo as inanimadas são vistas como sendo constituídas por pequenos feixes de luz. É assim, que personagens como Deirdre levantam os véus do Outro mundo, chegando por vezes a ficar na iminência de se tornarem eles próprios em seres desse mundo, e é também nesta espécie de mundo paralelo que se podem ver os místicos Sídhe.

A Lenda do Cisne é um livro com altos e baixos, onde o leitor tanto se entusiasma com leitura, como fica entediado em momentos em que a história só parece estar a enrolar e o próprio final é capaz de despertar emoções um pouco controversas. Em suma, se pesarmos os pontos positivos e negativos da obra, esta continua a ter classificação positiva. É um livro bastante agradável que vale a pena ler.

Excerto retirado da minha opinião publicada no Bela Lugosi is Dead

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Lenda do Cisne.