Filipa's Reviews > Outlander - Nas Asas do Tempo

Outlander - Nas Asas do Tempo by Diana Gabaldon

Sep 09, 12

bookshelves: own, portuguese-books, historical-romance, 2012-reads
Read from September 02 to 07, 2012

Outlander - Nas Asas do Tempo marca o início de uma série que tem até à data 7 volumes, sendo que o oitavo tem publicação prevista para o ano de 2013. O primeiro volume já está publicado desde 1991 e finalmente em 2010, a editora Casa das Letras decidiu apresentar aos leitores portugueses a saga Outlander, que conta já com dois volumes publicados.

O primeiro volume fala-nos sobre uma verdadeira viagem no tempo. Estamos em 1945, após a Guerra Mundial e o mundo encontra-se todo ele anestesiado, pois os tempos de paz parecem estar muito distantes. A vida não é tranquila e a morte encontra-se ao virar da esquina. Claire, ex-enfermeira e que viveu este período conturbado a assistir aos danos que uma guerra pode causar, está numa segunda lua-de-mel com o seu marido Frank, pois o casal passou vários anos separados.
O objectivo é que ambos se reencontrem e se voltem a conhecer. E que (re)encontrem o desejo e a paixão, visto que querem também ter um filho que venha celebrar a união deles. O palco deste período romântico é a Escócia e tudo corre como esperado, até que um dia, Claire anda em busca de uma planta num rochedo muito misterioso, intitulado Craigh na Dun, que tem a fama de ser um portal megalítico. O que Claire está prestes a descobrir é que este dito portal tem fama, mas esta é realmente merecida porque Claire acaba por entrar num do rochedos e acabar por viajar até 200 anos atrás.

Agora, Claire, enfermeira dos tempos modernos vê-se transplantada para o século XVIII, mais precisamente para o ano de 1743, onde irá acabar no meio de uma guerra entre ingleses e escoceses. Sendo que Claire é inglesa, a sua presença na Escócia é vista com muita desconfiança por parte do clã que a integra no seu território. Contudo, Claire acaba por se adaptar à vida na casa do clã que a acolheu e acaba por se tornar a médica de serviço da região. Aquilo que ela não esperava é ter que recorrer ao casamento com Jamie para se salvar da ameaça de captura dos ingleses. Contrariada, acaba por contrair matrimónio com Jamie, nunca calculando que acabaria por se apaixonar por outro homem. E contudo, quando pensa em Frank, 200 séculos mais à frente, à sua procura, Claire não consegue conter a sua consciência pesada.

Sendo que o conflito nas Terras Altas promete grassar com muita rapidez e tendo Claire conhecimento de como as coisas irão suceder-se, o que irá ela escolher? Voltar para 1945 - para os braços do seu marido Frank ou escolherá ela manter-se nos braços de Jamie, seu marido do século XVIII onde poderá fazer a diferença?

Confesso que a temática de viagens temporais sempre exerceu em mim algum fascínio e por essa razão em particular, fiquei interessada neste livro. Recordo-me que adquiri este livro logo quando vi que tinha finalmente saído em português (na altura, não lia em inglês como leio agora). No entanto, o livro ficou quieto na minha estante por bastante tempo, não só porque é um livro muito extenso, mas também como é incómodo levar o livro comigo para o meu dia-a-dia por ser muito pesado. Estas edições, apesar de serem bonitas não são nada práticas e por isso mesmo, o livro teria que ser lido num período em que pudesse estar de férias, em casa descansada, a lê-lo.
As férias deste ano foram decisivas. Olhei para o livro na estante e decidi que seria agora e não mais tarde que leria este livro que conta com quase 800 páginas. É um «senhor livro», se me permitem a expressão. Mal eu sabia que o seria em todos os sentidos.
Já devem estar carecas de ler por aqui que eu e os livros extensos nos olhamos, à partida, com muita cautela. Isto porque, a meu ver, o autor tem que saber construir um livro desta extensão e não são todos os que conseguem.
Este ano tenho tido algumas surpresas nesse sentido. Parece que os autores já não têm receio de escrever livros grandes, mas fazem-no de uma forma inteligente, que cative o leitor ao invés de o cansar. Diana Gabaldon acabou por se revelar fazer parte integrante dessa lista de autores que me surpreendeu.

Isto porque não só a escrita da autora é viciante e envolve o leitor com muito pouco esforço, mas também o enredo é igualmente cativante. A verdade é que nunca esperei gostar tanto deste livro e fiquei absolutamente boquiaberta quando dei por mim a não querer largar o livro, ou a pensar nele quando não o estava a ler. Foi uma obra que me consumiu completamente enquanto o estava a ler e foi uma história que me cativou do início ao fim e apesar de eu achar que esta história se contaria igualmente bem em menos páginas, não mudaria nenhuma dessas tais páginas.
E para um livro com tantas páginas como este tem, isso é dizer muito.
As descrições da Escócia são imensas e recheiam todo o livro. É um delírio para a minha imaginação e acabei por me render não só ao ambiente que a autora criou mas também às personagens que ficaram marcadas.
A Claire é uma heroína algo complexa - é uma pessoa forte, mas também teve alguns traços que me chatearam um pouco tal como a imprudência e a precipitação. Para uma pessoa tão inteligente, parecia por vezes bloquear e acabava por pôr em marcha alguns acontecimentos parvos que me mexeram nos nervos.
Contudo, Jamie é tudo o que Claire não é. É um homem muito ponderado, que pensa muitas vezes antes de tomar uma acção mais definitiva e acabou por equilibrar de uma forma positiva as características que falharam na heroína.

Somando tudo, Diana Gabaldon construiu uma aventura escocesa altamente viciante que me conquistou logo na primeira página. De tal forma que estou francamente ansiosa para saber o que o futuro desta série reserva. Contudo, o segundo volume ainda vai ficar algum tempo na estante, exactamente pelas mesmas razões que referi no início, quando expliquei o porquê de ter demorado tanto tempo a descobrir as maravilhas deste livro. Infelizmente, se eu acho que este livro é pesado, o outro é capaz de ser ainda mais pesado e por isso mesmo terá que esperar a sua vez, ainda que eu esteja em pulgas para saber que novas aventuras Claire e Jamie nos podem trazer.

Este é um daqueles romances históricos muito completos e que valem a pena ter debaixo d'olho. Arrisquem e percam-se nesta maravilhosa aventura!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Outlander - Nas Asas do Tempo.

09/03/2012 page 103
13.0% "Muitíssimo interessante até agora! Um bom começo é um bom sinal! :)"
09/04/2012 page 191
25.0% "Vamos lá ver o que é que a terceira parte do calhamaço reserva! =)" 11 comments
09/05/2012 page 308
39.0% "A leitura avança rapidamente :P"
09/06/2012 page 405
52.0% "Jamie, Jamie... :')" 13 comments
09/07/2012 page 517
66.0% "Ah-ah...eu sabia! Ansiosa para saber como tudo isto vai acabar! :)"
show 1 hidden update…

message 1: by Isabel (new) - added it

Isabel Guinea pig que bom que estás de volta :D
Fico a aguardar veredicto deste! :D

Filipa Muito bom! Olha para já estou a gostar muito! :D

message 3: by Isabel (new) - added it

Isabel Keep going, eu aguardo :P

Filipa Se continuar a este ritmo, rapidamente devoro isto! :P

message 5: by Isabel (new) - added it

Isabel Ainda bem que a leitura está a ser boa :D

message 6: by Marina (new) - added it

Marina Já ouvi falar muito nesse livro, inicialmente era para ser das minhas próximas leituras mas depois fui sempre achando outros que me chamaram mais a atenção. Mas ainda continuo interessada em lê-lo e é sempre bom saber o que as pessoas pensam :p

Filipa Eu vou dizendo o que acho e no final faço também uma opinião mais fundamentada =)

message 8: by Isabel (new) - added it

Isabel I'll be waiting :D

Filipa Já estou quase a acabar, faltam só 257 páginas, é só o tamanho de um livro normal :P

message 10: by Isabel (new) - added it

Isabel Eh, eh, eh... é uma forma de ver as coisas :P

Filipa Pois é... Estou mortinha para acabar o livro! :P

message 12: by Isabel (new) - added it

Isabel Epá fizeste-me lembrar do filme «Mortinho por chegar a casa»... :P

Eu estou mortinha por saber se este vale a pena.

Filipa Vale a pena, sim! Amanhã ou depois já devo ter a opinião aqui no site :P

message 14: by Isabel (new) - added it

Isabel Ok, se tu dizes que vale a pena então já sei que é verdade... Aguardo pelo opinião. :D

Filipa Aqui está! Espero que te aguce a curiosidade :P

message 16: by Isabel (new) - added it

Isabel Aguçou sem dúvida, já o tinha na lista, só não tinha ainda decidido se valia mesmo a pena:)

Filipa Então depois tens de me dizer o que achaste quando tiveres oportunidade de o ler! :P

message 18: by Isabel (new) - added it

Isabel Ok, combinado :D