Isabel Maia's Reviews > Revelações

2074673
Dec 29, 2012

bookshelves: e-book, original, books-2012
Read in December, 2012

Patrícia, Bruno, Alexandre e Raul, os quatro novatos do Turno da Noite da Agência Jugular, continuam na sua tarefa nocturna preferida: dar caça aos bandidos parasitas da sociedade. No entanto, a líder do grupo está de pé atrás. Alguém deu-lhe a entender que as intenções do velho Ignácio não eram aquelas que ele mostrava. O seu verdadeiro intento é preparar o grupo certo para sumir do mapa com Job, um vampiro tão antigo como ele e os Sete do rio D’Ouro. Em pano de fundo seguimos também as histórias de Caliope, também ela uma vampira centenária que cai nas garras do agora Capitão Brites e do seu Serviço de Contenção; e de Yuli, uma assustada vampira-lobo, filha de Leonardo.
Se eu disser que gosto muito das histórias de vampiros do André Vianco, estaria a repetir-me pela quarta ou quinta vez. Mas tenho razões para isso. O autor sabe cativar a audiência! Mas indo por partes. Tal como se estava à espera, este livro tem muito mais acção que o livro anterior, Os Filhos de Sétimo. As introduções estão feitas, as ligações estão explicadas, agora é só deixar a história correr. Em termos de estrutura, no início temos planos de narrativa bem definidos. Cada capítulo representa um só plano, ou os vampiros do Turno da Noite ou o Exército à caça de outros vampiros ou “infectos”. Infelizmente, de meio para o fim os planos de narrativa começam a misturar-se uns com os outros dentro dos próprios capítulos e isso pode trazer alguma confusão ao seguimento da leitura. No que toca a intensidade de escrita, o autor faz uma gestão equilibrada entre acção e “tempos mortos”, sendo que por “tempos mortos” entenda-se a história da vampira Caliope. Apesar de certas personagens terem breves passagens pelo enredo como o Tiago e a Eliana (dois dos filhos originais dos Sete), o Professor Delvechio, Tobia e Dimitri (os dois caçadores de vampiros) ou Samuel e Gregório (o anjo e o vampiro que vêm de um livro anterior, O Senhor da Chuva), foi agradável reencontra-los. Ficou no ar a ideia que terão um papel bem mais activo no livro final da trilogia. Concluindo, apesar de ser um livro algo rápido é uma boa rampa de lançamento para o desfecho final, em O Livro de Jó.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Revelações.

12/07/2012 page 4
show 1 hidden update…