Rita's Reviews > O Deus das Moscas

O Deus das Moscas by William Golding
Rate this book
Clear rating

by
4049662
's review
Jul 19, 12

Read from June 30 to July 03, 2012

William Golding, Prémio Nobel da Literatura em 1983, escreveu a sua primeira obra em 1954, “O Deus das Moscas”, que se tornou desde o primeiro momento um sucesso e que ainda nos dias de correm é uma das suas obras mais aclamadas.

Tendo em consideração todas as opiniões que tinha acompanhado sobre esta obra, que inclusive me levaram a adquirir a mesma, foi com grande expectativa e curiosidade que iniciei esta leitura.

Com a Inglaterra a enfrentar uma guerra nuclear são enviadas várias pessoas de avião para outro local, de modo a conseguir escapar ao flagelo, contudo o pior acontece e o avião onde viajam despenha-se e os únicos sobreviventes são várias crianças, tendo as mais velhas 12 anos. Inicialmente tudo corre como esperado. Um grupo de crianças, sem a protecção parental, que usufruem da sua liberdade, elegendo um chefe que, com a ajuda de um rapaz diferente, mas muito inteligente, tenta chamar à razão o grupo e tomar decisões para a sustentabilidade do mesmo. Contudo um dos elementos do grupo deseja igualmente ter esse cargo de poder, o que leva a desentendimentos e mais tarde a que se formem dois grupos distintos.

Confesso que inicialmente me custou um pouco embrenhar na história, por ser retratada por pré-adolescentes e alguns mesmo crianças, que se expressavam e agiam como crianças que eram. Contudo, à medida que fui avançado na história fiquei rendida por todas as mensagens patentes na obra.

É uma obra em certa medida arrepiante e até assustadora, por utilizar como personagens crianças. A imagem que temos das crianças e aquilo que desejamos sempre que elas tenham é alegria, conforto e essencialmente segurança. Nesta ilha estes meninos vêem-se confrontados com uma realidade extrema, de medo e desespero, que os leva a tomarem decisões que poderão para sempre redefinir o que são e atormenta-los para sempre.

Demonstra essencialmente o que é viver em sociedade, o que se tem de dar e ceder para que a relação seja positiva e sustentável. É visível também que quando nos encontramos num ambiente diferente, a linha entre a inocência e as trevas é muito ténue. Neste caso específico, estas crianças, que ainda não tinham a sua personalidade definida, vêem-se num local desconhecido e hostil, que as atemoriza e sem terem uma figura parental que os guie, o que as leva a terem de sobreviver por si mesmas.

Esta obra fez-me reflectir até que ponto um acto por muito horrível que seja aos olhos da sociedade, não é justificável quando a pessoa que o comete se encontra inserida num ambiente desconhecido, onde o medo e o desespero são uma realidade.

Uma grande obra literária, que todos deveriam ler em alguma altura da sua vida. Fez-me reflectir bastante sobre os mais variados temas, misturando duas áreas que me são especiais, a psicologia e a sociologia. Sem dúvida, que aconselho e recomendo a sua leitura.

(http://magia-livros.blogspot.pt/2012/...)
7 likes · likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Deus das Moscas.
sign in »

Quotes Rita Liked

William Golding
“The thing is - fear can't hurt you any more than a dream.”
William Golding, Lord of the Flies


Reading Progress

06/30/2012 page 77
30.0%
07/03/2012 page 258
100.0% 4 comments

No comments have been added yet.