Rita's Reviews > O Deus das Moscas

O Deus das Moscas by William Golding

Jul 19, 12

Read from June 30 to July 03, 2012

William Golding, Prémio Nobel da Literatura em 1983, escreveu a sua primeira obra em 1954, “O Deus das Moscas”, que se tornou desde o primeiro momento um sucesso e que ainda nos dias de correm é uma das suas obras mais aclamadas.

Tendo em consideração todas as opiniões que tinha acompanhado sobre esta obra, que inclusive me levaram a adquirir a mesma, foi com grande expectativa e curiosidade que iniciei esta leitura.

Com a Inglaterra a enfrentar uma guerra nuclear são enviadas várias pessoas de avião para outro local, de modo a conseguir escapar ao flagelo, contudo o pior acontece e o avião onde viajam despenha-se e os únicos sobreviventes são várias crianças, tendo as mais velhas 12 anos. Inicialmente tudo corre como esperado. Um grupo de crianças, sem a protecção parental, que usufruem da sua liberdade, elegendo um chefe que, com a ajuda de um rapaz diferente, mas muito inteligente, tenta chamar à razão o grupo e tomar decisões para a sustentabilidade do mesmo. Contudo um dos elementos do grupo deseja igualmente ter esse cargo de poder, o que leva a desentendimentos e mais tarde a que se formem dois grupos distintos.

Confesso que inicialmente me custou um pouco embrenhar na história, por ser retratada por pré-adolescentes e alguns mesmo crianças, que se expressavam e agiam como crianças que eram. Contudo, à medida que fui avançado na história fiquei rendida por todas as mensagens patentes na obra.

É uma obra em certa medida arrepiante e até assustadora, por utilizar como personagens crianças. A imagem que temos das crianças e aquilo que desejamos sempre que elas tenham é alegria, conforto e essencialmente segurança. Nesta ilha estes meninos vêem-se confrontados com uma realidade extrema, de medo e desespero, que os leva a tomarem decisões que poderão para sempre redefinir o que são e atormenta-los para sempre.

Demonstra essencialmente o que é viver em sociedade, o que se tem de dar e ceder para que a relação seja positiva e sustentável. É visível também que quando nos encontramos num ambiente diferente, a linha entre a inocência e as trevas é muito ténue. Neste caso específico, estas crianças, que ainda não tinham a sua personalidade definida, vêem-se num local desconhecido e hostil, que as atemoriza e sem terem uma figura parental que os guie, o que as leva a terem de sobreviver por si mesmas.

Esta obra fez-me reflectir até que ponto um acto por muito horrível que seja aos olhos da sociedade, não é justificável quando a pessoa que o comete se encontra inserida num ambiente desconhecido, onde o medo e o desespero são uma realidade.

Uma grande obra literária, que todos deveriam ler em alguma altura da sua vida. Fez-me reflectir bastante sobre os mais variados temas, misturando duas áreas que me são especiais, a psicologia e a sociologia. Sem dúvida, que aconselho e recomendo a sua leitura.

(http://magia-livros.blogspot.pt/2012/...)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Deus das Moscas.

Quotes Rita Liked

William Golding
“The thing is - fear can't hurt you any more than a dream.”
William Golding, Lord of the Flies

06/30/2012 page 77