Marisa Martins's Reviews > Ema

Ema by Jane Austen
Rate this book
Clear rating

by
2102508
's review
Aug 18, 12

bookshelves: jane-austen, leituras-2012
Read from July 20 to August 08, 2012

A viver com o pai, em Hartfield, propriedade da família, Ema Woodhouse é uma rapariga educada, inteligente, perspicaz e muito senhora do seu nariz. Depois do sucesso de ter conseguido "arranjar" o casamento da sua perceptora, Miss Taylor, com o Mr. Weston, começa a ver em todos os solteiros a possibilidade de criar casais.
Habituada a dizer sempre o que pensa, George Knightley funciona como a consciência de Ema e é dele que ela ouve as mais desagradáveis reprimendas e chamadas de atenção. Por detrás da aparente hostilidade, Mr Knightley tem os mais nobres planos para com a protagonista. Como irá Ema conjugar o amor e a ideia de não querer casar ou abandonar o pai?
"- Não importa, Harriet, não hei-de ser uma solteirona pobre; e só a pobreza é que faz do celibato um motivo de desprezo para o público generoso! Uma mulher solteira, com um exíguo rendimento, é, por força, uma solteirona redícula e fastidiosa! É o melhor divertimento para os rapazes e para as raparigas. Mas uma mulher solteira, com fortuna, é sempre respeitada e deve ser sensata e atraente como qualquer outra."
(extracto retirado da pág. 87)

Ema é mais uma das marcantes heroínas de Jane Austen e representa as mulheres com ideias próprias, com meios para se sustentarem sozinhas e que não se imaginam a viver à sombra de um esposo.

Para além da personagem principal, o enredo é composto por um punhado de personagens marcantes: George Knightley, um velho amigo da família e a única pessoa que enfrenta a protagonista e diz-lhe as coisas como elas são; Mr Henry Woodhouse, pai de Ema, um hipocondríaco que vê na mais pequena corrente de ar a origem de muitos males do corpo; Miss Bates, uma solteirona que vive com a mãe e que quando começa a tagarelar não consegue ser calada por nada; Jane Fairfax, sobrinha de Miss Bates, uma bela e inteligente orfã, cujo destino é vir a ser governanta; o galã e conquistador Mr Frank Churchill ou a esposa do Mr Elton, cujo hábito de gabar-se e querer ser o centro das atenções, desagrada a todos.

Clássicos. Ler Jane Austen é poder ter acesso a uma escrita exigente e que desafia o leitor.
Uma história sobre vários amores, contado com ironia e muito humor. Uma viagem a um mundo de pessoas que amam e são amadas, que são fúteis e vivem das aparências, que fazem tudo para aparecer, que se preocupam com os outros e que constroem verdadeiras amizades.
likeflag

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Ema.
sign in »

Reading Progress

07/27/2012 page 128
25.0%
show 1 hidden update…

No comments have been added yet.