Gisela's Reviews > The Vampire Tapestry

The Vampire Tapestry by Suzy McKee Charnas

Nov 23, 10

bookshelves: vampires
Read from November 13 to 23, 2010

Este é um livro de vampiros diferente.
Conta-nos um episódio da vida do Dr. Weyland, um respeitado professor de antropologia que, já agora, também é vampiro. Um vampiro que é uma obra da biologia, apenas. Uma mutação, uma evolução a partir de um antepassado comum ao ser humano.
O que mais me seduziu nesta obra é a forma como a personagem central não é tratada como sendo a principal, mas como secundária. Cada um dos primeiros 4 capítulos (o livro tem 5) recorre a um conjunto de personagens e cenários únicos. Uma delas é escolhida como protagonista e passamos esse capitulo a "ver" os acontecimentos da sua perspectiva: o vampiro surge em poucas cenas e vai tendo uma presença crescente até que, no último capitulo, se torna - finalmente! - na personagem principal, ao mesmo tempo que vamos vendo um revisitar das figuras e acontecimentos anteriores, mais a resolução de algumas pontas soltas. O único aspecto negativo que tenho a apontar é a forma como algumas das personagens percebem ou suspeitam que W. é vampiro, sendo que, em alguns casos, o insight me parece surgir de forma forçada o que reduz a credibilidade do todo. Noutros casos, como no segundo capitulo, essa descoberta está muito bem pensada e é completamente credível. Confesso que o segundo capitulo foi o meu favorito: adorei o pequeno Mark.

Mais uma vez, considerando o lixo de vampiros que andam a invadir o mercado, faz muita falta recuperar estas obras, que são verdadeiras lufadas de ar fresco, com qualidade e verdadeira originalidade. Recomenda-se!

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read The Vampire Tapestry.

Quotes Gisela Liked

Suzy McKee Charnas
“Creatures stalking each other over time grew a bond from mind to mind.”
Suzy McKee Charnas, The Vampire Tapestry

11/13/2010 page 30
11.0% "Finalmente a ler este. Tem-se escapado por diversos motivos, mas decidi que, desta é que é!"
11/15/2010 page 63
22.0% "Não consigo ler nos carros, ou isto hoje tinha levado um valente avanço."
11/17/2010 page 149
52.0% "Sempre consegui ler um pouco no comboio."
11/18/2010 page 161
56.0% "Esqueci-me do livro ao almoço."
11/20/2010 page 191
67.0% "No penúltimo capítulo."
11/23/2010 page 281
99.0% "Está quase no final!"