Nuno Alexandre Chaves's Reviews > O Tempo Entre Costuras

O Tempo Entre Costuras by María Dueñas

Feb 02, 11

bookshelves: 2010
Read in December, 2010

Fiquei imediatamente de olho neste romance assim que os meus olhos leram a sua sinopse pela primeira vez.

Sou fã assumido deste género de narrativa e em especial sou fã de histórias de espionagem num dos periodos mais negros na história da Europa, a segunda grande guerra.

Lembrei-me rapidamente de um outro romance que li à uns anos, muito dentro do mesmo género, “Companhia de Estranhos” (Robert Wilson – Gradiva-2001/D.Quixote-2009) se bem que muito diferentes o romance de Wilson, fica muito á frente destas costuras alinhavadas por Dueñas no seu romance de estreia.

Não quero dizer com isto que não tenha gostado deste livro muito pelo contrário, mas achei que a força narrativa com que começou foi-se perdendo… recuperando quase no fim do livro e voltou a perde-la, dando um final (nem sim nem não) agridoce a este romance, que pessoalmente não faz jus ás críticas da imprensa. (opiniões).

O Tempo entre costuras relata o percurso da jovem Sira Quiroga uma aspirante a modista que vê de um dia para o outro a sua vida seguir um rumo improvavél, tudo graças a uma máquina de escrever que decide comprar juntamente com o noivo. Sira perde-se de amores com o vendedor da máquina e põe fim ao noivado. Estala a guerra civil em Espanha e Sira decide juntamente com Ramirez partirem para Marrocos em busca d alguma paz e prosperidade.

Chegando a Marrocos Sira é abandonada grávida e sem meios de subsistência terá de arranjar forma de sobreviver naquela terra estranha e tão longe de Madrid, é então que conhece uma trapaceira chamada Candelaria que lhe faz uma proposta que irá mudar o rumo das suas vidas. E assim começa a história, do qual não me alongarei muito mais, por haver quem ainda não tenha lido este romance.

Desengane-se quem pensa que vai encontar a habitual história de espiões, pois isso acontece ao fim de muitas páginas. Talvez pela minha expectativa neste ponto “O Tempo Entre Costuras” foi uma surpresa diferente, mas que vale a pena ser lida, pelo rigor com que a autora nos vai relatando o conturbado periodo da guerra civil espanhola, ao qual se junta o inicio da segunda guerra mundial e a todo o ambiente quase mágico vivido “pelos Espanhois” no protectorado em Marrocos. (Lembrando-me os Portugueses nesses paraísos que foram as colónias Ultra-marinas).

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read O Tempo Entre Costuras.