Célia's Reviews > Anjos Pistoleiros

Anjos Pistoleiros by Paul McAuley

Nov 21, 10

bookshelves: local-casa, ed-saida-emergencia, ano-2010, 3-stars, origem-oferta, gen-fc
Read from November 09 to 21, 2010 — I own a copy

Imaginem que existiam portais que nos permitiam “viajar” para realidades alternativas do nosso país. De momento, dava um grande jeito viajar para um Portugal alternativo, onde não houvesse crise económica, não dava? Pois é com esta realidade que se deparam as personagens deste livro. A descoberta dos portais Turing, em 1963, permitiu que fossem encontradas várias outras Américas alternativas, para além da Real, que divergiram da mesma em determinado ponto do tempo, durante o último século. O desejo de que esses feixes fossem tão poderosos como o Real, e não sociedades subjugadas ao comunismo ou ao anarquismo, faz com que seja criada uma força especial, por uma organização similiar à CIA , conhecidos como Anjos Pistoleiros, que tinham como missão ajudar a aproximar essas Américas da sua. A subida ao poder de Jimmy Carter, no início dos anos 80, traz consigo promessas de paz e, ao mesmo tempo, ameaça os interesses da Companhia nas Américas alternativas.

Adam Stone e Tom Waverly são dois ex-Anjos Pistoleiros. O primeiro encontra-se a viver pacatamente numa das Américas alternativas, até que é chamado pela Companhia porque o segundo assassinou os duplos da mesma mulher, em vários feixes. Stone inicia assim a busca pelo seu amigo, juntamente com a filha deste, para tentar descobrir quais as intenções de Tom.

Este acontecimento é apenas o início de uma história cheia de acção e reviravoltas, que raramente dão espaço a que possamos respirar. O enredo decorre em vários feixes, e essas várias visitas permitem-nos conhecer detalhes muito curiosos dos mesmos. Desde o feixe Nixon, curiosamente semelhante à realidade que conhecemos, até outros feixes onde existem reality shows, onde celebridades são confrontadas com os seus duplos de outras realidades, onde não são famosos.

Foi uma leitura que me agradou, principalmente pelas possibilidades proporcionadas pela existência de mundos paralelos. Acredito que não seja um elemento propriamente original, mas como para mim era quase novidade, acabei por achar bastante interessante. A história inclui ainda elementos de thriller e policial, que acabam por, a certa altura, sobrepor-se à componente de ficção científica. De resto, a história é cativante q.b., acabando por falhar um pouco, na minha opinião, no que respeita ao desenvolvimento das personagens. No entanto, fica a curiosidade por ler mais deste autor no futuro.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Anjos Pistoleiros.

11/14/2010 page 100
show 1 hidden update…