Pedro's Reviews > Máximas e reflexões

M 50x66
Sep 04, 2010

bookshelves: trabalho
Read from September 04 to 06, 2010 — I own a copy

Espero que isto me ajude a desenvolver melhor a segunda etapa de minha pesquisa.

Algumas hipóteses:

1. O fenômeno originário é a particularidade elevada de Burckhardt.
2. O movimento histórico é um movimento de metamorfose.

Urphänomen
“Fenômeno originário: ideal, real, simbólico, idêntico.
Empiria: crescimento ilimitado do mesmo; daí esperança de ajuda, desespero quanto à perfeição.
Fenômeno originário:
Ideal enquanto o derradeiro cognoscível,
Real enquanto conhecido,
Simbólico porque compreende todos os casos,
Idêntico a todos os casos” (15)

“A percepção imediata dos fenômenos originários transpõe-nos para uma espécie de angústia: sentimos nossa insuficiência; somente vivificados pelo jogo eterno da experiência eles nos alegram” (16)

Natureza
“É um negócio agradável pesquisar ao mesmo tempo a si mesmo e a natureza, não violentando nem o seu espírito nem a ela, mas equilibrando-os por meio de uma suave influência recíproca” (248)

Condicionado/incondicionado
“Não há nada mais triste de vislumbrar do que o anseio imediato pelo incondicionado em meio a este mundo completamente condicionado; no ano de 1830, isto talvez pareça mais importante do que nunca” (252)

Teoria
“O mais elevado seria compreender que tudo o que é fáctico já é teoria. O azul do céu revela-nos a lei fundamental da cromática. Não se deve buscar nada por detrás dos fenômenos: eles mesmos são a doutrina” (488)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Máximas e reflexões.