Marisa Martins's Reviews > Persuasão

Persuasão by Jane Austen

Aug 22, 2010

bookshelves: jane-austen
Read from August 22 to September 04, 2010

Anne Elliot, personagem central da obra, é filha de Walter e irmã de Elizabeth e Mary. Privadas da convivência com a mãe, devido à sua morte, Anne e as irmãs cresceram na companhia de Lady Russell, uma amiga, deixada por Lady Elliot, com a tarefa de cuidar das suas filhas.
Anne conhece o amor, mas deixa-se ser parsuadida a não seguir em frente com o romance devido às poucas posses do seu pretendente. Este, ferido no seu orgulho, saí em busca de riqueza a fim de ser merecedor do amor de Anne e o respeito da família Elliot. Passado 7 anos anos, Frederick Wentworth regressa.
Poderá o amor prevalecer?

Já não consigo mais permanecer em silêncio. Tenho de lhe falar pelos meios ao meu alcance. Anne trespassa-me a alma. (...)
Uma palavra, um olhar será o suficiente para decidir se irei a casa do seu pai esta noite, ou nunca.

Ele livro conta uma história de amor entre duas pessoas de origens diferentes, numa sociedade onde o carácter de um indivíduo é medido pelo tamanho das suas posses. Austen aborda ainda o peso da beleza e da idade de casar que as jovens mulheres carregam.
Como a narrativa começa 7 anos depois da rejeição de Anne, Austen recorre a flashbacks para contextualizar acontecimentos, personagens e relacções.
O enredo é simples e os diálogos cativantes.

Jane Austen é conhecida pela sua ironia e heroínas e este livro não é a excepção. Os críticos afirmam que este é o melhor livro da Jane, mas eu confesso que gostei mais de ler Sensibilidade e bom Senso.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read Persuasão.

08/26/2010 page 18