Natacha Martins's Reviews > A Bruxa de Monte Córdova

A Bruxa de Monte Córdova by Camilo Castelo Branco

Jul 14, 10

bookshelves: 2010
Read from July 11 to 14, 2010 — I own a copy

Já não lia Camilo Castelo Branco há uns bons aninhos e quando comecei a ler este A Bruxa de Monte Córdova, senti alguma estranheza e desconforto com a linguagem. Confesso que fiquei um pouco assustada porque sempre me tive como uma pessoa que gostava de Camilo Castelo Branco. Insisti na leitura e, em boa hora o fiz, porque acabei por encontrar o ritmo da narrativa e o livro revelou-se bem interessante, onde reencontrei o escritor e as suas histórias dramáticas e ao mesmo tempo divertidas, devido à ironia que está presente em muitos dos diálogos.

Tendo como pano de fundo a Guerra Civil Portuguesa, que ocorreu entre 1831 e 1834, e opôs os defensores de D. Pedro I e da sua filha D. Maria II, liberais e constitucionalistas, aos defensores de D. Miguel I, os absolutistas e tradicionalistas, A Bruxa de Monte Córdova relata-nos a história de amor entre Tomás de Aquino e Angélica Florinda. Esta é uma história trágica para cujo desfecho muito contribuiu a época conturbada em que se vivia, mas principalmente a falta de carácter dos representantes de Deus na terra, que incentivavam o fanatismo e o histerismo religiosos.
Depois da dificuldade inicial em entrar na história, acabei por gostar deste livro. Gostei principalmente da envolvente histórica e da caracterização da sociedade e do pensamento das pessoas que o escritor faz ao longo do livro. A história em si, é Camilo, sem tirar nem pôr, (embora aqui ninguém morra tuberculoso e de amor :p) e destaco as personagens que ele criou para este livro, especialmente o Tomás de Aquino e o Frei Jacinto de Deus. A conversa que este tem com o Frei Silvestre, o frade charlatão, é do melhor que há. :)

Para quem gosta do género, recomendo. Para uma primeira leitura de Camilo Castelo Branco, aconselho outros livros dele. Talvez os mais conhecidos como o Amor de Perdição, Queda de Um Anjo e por aí fora. :)

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Bruxa de Monte Córdova.

07/11/2010 page 26