Ed Siqueira's Reviews > A Pista de Gelo

A Pista de Gelo by Roberto Bolaño

Sep 28, 10

Read from July 04 to September 23, 2010

As expectativas em torno do nome de Roberto Bolaño prejudicaram minha leitura de seu primeiro romance, A pista de gelo.

A história cruza as narrativas de três homens sobre os eventos relacionados às suas mulheres e uma pista de patinação secretamente construída em uma mansão abandonada no balneário fictício de Z, litoral da Catalunha, contando com a boa tradução de Eduardo Brandão, que não cotejei com o original, mas que deixa o texto fluir como se fosse escrito já em português.

Em parágrafos curtos e diretos, relacionamentos tipicamente latinos dão o tom da obra, mas Bolaño consegue fugir das caricaturas encadeando a visão dos fatos entre as personagens e dotando os relatos de um tom de depoimento capaz de distanciar os registros.

Assim distanciado, o leitor pode observar com prazer, embora sem interesse, as ciladas amorosas de homens medíocres curvados a mulheres comuns, figuras que a crítica chamou de "marginais" e que seriam nossos vizinhos, esses comerciantes, políticos e mendigos.

A narrativa em primeira pessoa não aproxima os narradores o bastante para criar empatia, mas é bom o desenrolar das intenções, o completar do sentido pelo que não é dito. O ponto mais fraco está no desfecho enfadonho, que reduz o aspecto policial da história, embora desde o início o autor não pareça preocupado em surpreender pelo mistério.

Neste livro Bolaño não dá saltos, não faz piruetas, não engole espadas nem cospe fogo, mas é bom equilibrista dos desejos de suas criações. Fosse um circo, A pista de gelo valeria o ingresso, mas não a reprise. Ao fim e ao cabo é um livro bem escrito e coeso, que não é sensacional, mas merece a visita.

Sign into Goodreads to see if any of your friends have read A Pista de Gelo.

07/04/2010 page 61