Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “1822” as Want to Read:
1822
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

1822

3.96 of 5 stars 3.96  ·  rating details  ·  709 ratings  ·  42 reviews
Quem observasse o Brasil em 1822 teria razões de sobra para duvidar da sua viabilidade como nação independente e soberana. De cada três brasileiros, dois eram escravos, negros forros, mulatos, índios ou mestiços. O medo de uma rebelião dos cativos tirava o sono à minoria branca. O analfabetismo era geral. O isolamento e as rivalidades entre as diversas províncias prenuncia ...more
Paperback, Large Print, 304 pages
Published September 24th 2010 by Porto Editora (first published January 1st 2010)
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about 1822, please sign up.

Be the first to ask a question about 1822

Community Reviews

(showing 1-30 of 1,277)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Julio Nobrega
Livro incrível, tão bom quanto o 1808. A divisão dos capítulos em temas ajuda a contextualizar as personagens e os fatos, mas atrapalham um pouco a linha do tempo. De repente estamos em 1831 e pula-se para 1807 e depois Novembro de 1822 e lê-se 12 de Janeiro de 1815.

Como registro histórico, funciona muito bem. Como narrativa... nem tanto.

Outra ótima consequência do livro é que virei fã de Dom Pedro I. Pode-se gostar ou não das ações dele, mas é fato que ele foi um ser humano incrível. Em vários
...more
Ana Campanha
I learned more about the Independence of Brazil in this book and the previous one (1808) than in all the years I studied History at school. Laurentino Gomes gives a wonderful piece of work based on theses, historical documents, letters and reliable books. This is not a fiction or a romanticized vision of events. This is based on evidences and he discusses all sides of the many stories we are told. As a scientist I find a book based in such an extensive work something to be proud of as if I final ...more
Augusto Barros
Ótimo livro, grande lição de história. Segue a mesma linha de 1808, um livro sobre um período histórico com um viés jornalístico e de fácil leitura. Li em uma semana. Mais uma vez os problemas (e algumas qualidades) do Brasil são identificados em sua origem, mostrando como até hoje o país lida com o legado daquela época.

Alguns personagens interessantes do livro: D. Pedro I, José Bonifácio, Thomas Cochrane e a Marquesa de Santos.

Para mim houve um trecho do livro que marcou, uma frase de José Bon
...more
Flavia
Sep 01, 2014 Flavia rated it 4 of 5 stars
Recommends it for: mariana alvez
Recommended to Flavia by: Uncle Carlos
Como numa palestra, o palestrante joga assuntos, desvia a atencao para o que ele acha necessário, faz uma piada ou outra de cunho intelectual, esse livro tem essa onda. Eu concordo que geral deve achar isso leve e divertido. E se voce se indentificar com um assunto espesial voce mesmo pode sair a averiguacao no que a internet já desponibliza ou ir procurar nos livros que sao listados a cada capítolo do livro.

Senti muita falta nesse livro de um mapa geneológico, mesmo que o outor perspicazmente s
...more
Luciana Darce
Relutei um bocado em ler os dois volumes de História do Brasil do Laurentino Gomes - 1808 e 1822 - por nenhum outro particular motivo além do fato de que tenho um verdadeiro pavor de tudo o que está “na moda”.

Para vocês terem uma idéia da minha teimosia, cabeça-dura e obstinação (ela é tão grande que preciso de um pleonasmo), não queria ler Harry Potter quando a série foi lançada aqui no Brasil (até porque, à época, estava numa fase egípcia...) – só dei o braço a torcer mais de um ano depois do
...more
Dalton Campos
Mais uma vez Laurentino Gomes nos trás a história do Brasil que faltou nas salas de aula. Agora é a Independência que é recontada, como numa aula bem dada ou uma reportagem bem escrita que nos mostra em detalhes os personagens envolvidos e a situações que levaram a nossa Independência. Caem os mitos de que foi um movimento pacífico e de que os estados do norte e nordeste não tiveram nenhuma participação.

Espero que em breve venha um novo livro do Laurentino sobre a Proclamação da República.
Andrea
This book is an excellent book to know about how a Country like Brazil became independent (if you can read in Portuguese of course ;-)). Some parts of the book are more entertaining than others: like when the author talks about the Emperor, while the accounts on other people, like his mistress, I found less interesting. The style is very readable and fun, being Laurentino a journalist and not an historian. However, you kind of miss the point from time to time as he (creatively) chose not to writ ...more
Bia Fonseca
Gostei mais do 1808, a narrativa desse não é tão linear e intrigante quanto o outro. Mas para quem gosta do assunto, não é perda de tempo ler. Explica muito sobre o país que vivemos hoje e seus problemas, como a corrupção e o jeitinho brasileiro.
Carlos
Leitura OBRIGATÓRIA para todos que desejam conhecer e entender o processo de Independência do Brasil.
Gisele
Esperando pelo 1889...
Otávio Al'ban
Ah, quem dera minhas aulas de História do Brasil tivessem sido assim. Ótima obra sobre a independência, me fez compreender melhor o Estado e a sociedade brasileiras de hoje, mergulhadas na corrupção e no "jeitinho". Só não dei 5 estrelas pelos (poucos) erros de português, com crases antes de palavra masculina e concordância nominal incorreta - algo que considero imperdoável para uma obra de tal porte.
Camilo
If you want to know about the Brazilian history since the beginning, these are the trilogy really best books ever by L. Gomes. Truly recommended by a Brazilian, go for it!
Bartira Nunes
Mais uma vez,Laurentino Gomes nos conta fatos da história brasileira de forma compreensível e mesmo divertida.Muito do que não havia entendido nas aulas de História tornou-se claro através desse relato minucioso.Indico a todos, mesmo aos que não têm tanta afinidade com a história do Brasil por considerá-la chata em relação à história europeia ; acredito com sinceridade que terão uma outra visão dos acontecimentos e da bravura de nossos compatriotas quando das batalhas(sim,pois estas existiram,ao ...more
Wilson Torres
Seguindo a linha do 1808, este é um excelente livro de história, contado de forma mais informal que os livros escolares, incluindo detalhes e curiosidades que o fazem uma fantástica obra de não-ficção.

Todavia, também tal qual ocorre em 1808, há um exagero na descrição das qualidades dos personagens brasileiros, em detrimento aos vícios, dando a entender que, embora menos romântica que a versão oficial dos livros de histórias, a Independência do Brasil foi algo ainda muito romântico.
Daniel Cunha
Though not quite as rich as his earlier instalment, 1808, a very nice read and a very interesting perspective of Brazil's independence from Portugal, filled with peculiar facts and rich in details, and mainly with a lot of challenges to the official histories, the good and the bad. Most of all, Gomes manages in his books to give life to the characters in our histroy, so often to "grandified"or ridiculed by historians to really be in any way believable.
Jpp
Laurentino Gomes acertou outra vez. O 1822 dele é bem documento, agradavel aler, e mostra de forma inedita as complexas relacoes luso-brasileiras na hora da Independencia. O maior destaque é o retrato dum Imperador dividido entre duas patrias, cheio de contradicoes tanto nas suas ideias politicas como na sua vida pessoal.
Ricardo Viana

O autor, em mais um belo livro, nos transporta para o período da independência brasileira. Eu considero a narrativa primorosa e deveria ser lida por todo brasileiro.

Eu sou um fã do livro, gosto do tema (história) e tem um texto é empolgante. É fácil entender porque ele virou um best seller.

Não deixem de ler esse livro.
Wagner
Apr 23, 2012 Wagner added it
Achei o 1808 mais interessante que esse pelo fato de ser o inicio da monarquia no Brasil colonia e a transformação causada pela vinda da familia real portuguesa fugindo das tropas de Napoleão, mas tbém indico como uma nova maneira de conhecer de fato a história de nosso país que não aprendemos na escola.
Patricia
Adorei ler e relembrar tantos detalhes da nossa história que há tanto tempo não estudava.
A leitura é leve, dinâmica e curiosa. Compreender de onde viemos de fato nos ajuda a entender quem somos e quem sabe para onde vamos.
Super recomendo a todos os brasileiros!
Rafael Wingnux
Excelente sequência de 1808! Os fatos ficam marcados na memória por conta de suas peculiaridades e detalhes que não lembrava das aulas de história.
A narrativa chega a emocionar em alguns pontos e mudou bastante minha visão sobre a independência do Brasil.
Chris
É um livro maravilho que trás a continuação do 1808. Mas agora revelando os acontecimentos da volta de D. João VI, a Independência e a abolição da escravatura. O vai e vem de datas e acontecimentos acaba deixando o leitor confuso.
Thiago Jorge
Um livro bastante rico em informações históricas, contadas de um jeito gostoso de ser lido. O único ponto a ser realçado, é o fato de as informações estarem em constante fora de ordem, mas nada de impeça uma boa leitura.
Sandra Nery
This review has been hidden because it contains spoilers. To view it, click here.
Marta Vieira abrao
É muito bom, mas inevitável comparação com o 1808, que é bem mais rico. De qualquer forma, é uma excelente leitura. Leve e divertida abordagem da história da independência do Brasil.
Luciana Betenson
Adorei! Todo mundo deveria ler 1808 e 1822. Imperdíveis, História do Brasil com linguagem jornalística de primeira, curiosidades, 'causos', etc.
Carlos Maximus
I don't know if it's a series, however this is another superb book and here the author explains how the indenpendece from Portugal was done.
Wilson de Azevedo Filho
Excelent book, using history with details that we don't see in school. Perfect not only for brazilians or portugueses, but for everyone.
Erica
For those who read Portuguese, this book should be read! An excellent historical account, a sequel to the first volume "1808".
Djalma
não tão bom quanto o anterior, mas ainda muito interessante para conhecer mais da história do Brasil.
Sergio Bueno
Leitura muito interessante! Embora o primeiro livro tenha sido melhor, esse ainda é uma boa leitura.
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 42 43 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
  • A Ditadura Envergonhada
  • Viva O Povo Brasileiro
  • Holocausto Brasileiro
  • 1494: How a Family Feud in Medieval Spain Divided the World in Half
  • 50 Anos a Mil
  • 1968: O Ano Que Não Terminou
  • Rebellion in the Backlands
  • A Vida Como Ela É...
  • Corações de neve (Dragões de Éter, #2)
  • Raízes do Brasil
  • Estação Carandiru
  • Agosto
  • Guia Politicamente Incorreto da Filosofia
  • The Accidental President of Brazil: A Memoir
  • A batalha do Apocalipse
  • Memórias Do Cárcere
  • Chatô, O Rei do Brasil
1243887
É um jornalista e escritor brasileiro. É mais conhecido pela autoria do best-seller 1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, onde narra a chegada da corte portuguesa ao Brasil. Em 2008, o livro recebeu o prêmio de melhor livro de ensaio da Academia Brasileira de Letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na ...more
More about Laurentino Gomes...
1808 1889: Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil 1808 - Edição Juvenil Ilustrada 1822 - Edição Juvenil Ilustrada 1889 - Edição Juvenil Ilustrada

Share This Book

No trivia or quizzes yet. Add some now »