Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Rosa, Minha Irmã Rosa” as Want to Read:
Rosa, Minha Irmã Rosa
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

Rosa, Minha Irmã Rosa

3.64 of 5 stars 3.64  ·  rating details  ·  716 ratings  ·  18 reviews
Mariana, filha única, tem dez anos quando Rosa nasce. Agora vai partilhar tudo com a irmã: o quarto, o tempo dos pais, o afecto da família — incluindo a Avó Elisa que desconfia do progresso, e a Tia Magda, que tem um dente de ouro, uma fala que mete medo e só gosta de estrelícias e antúrios. Mas pelo menos a recordação da Avó Lídia e a amizade de Rita ela não quer dividir ...more
Published (first published 1979)
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Rosa, Minha Irmã Rosa, please sign up.

Be the first to ask a question about Rosa, Minha Irmã Rosa

This book is not yet featured on Listopia. Add this book to your favorite list »

Community Reviews

(showing 1-30 of 910)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Ana
Não sei por que não li este livro antes, mas antes tarde que nunca.
Foi com alguma nostalgia que reparei que foi escrito no ano em que nasci, o que faz com que a Rosa seja da minha idade. Tenho saudades dos escudos, das locutoras de tv, do 2ª ano da 2ª fase, dos telefones de disco, das fraldas de pano (não das que me puseram, dessas não me lembro, mas eram as mesmas que poucos anos mais tarde pus no "careca", um boneco do tamanho real de um bebé de 6 meses) presas por um alfinete-de-ama de cabeça
...more
syrin
Já pedi a conta ao número de vezes que li e reli este livro, mas é bom constatar que tantos anos depois, (20? Mais?) a história de "Rosa, minha irmã Rosa" continua a ser uma das minhas favoritas. E é bom também poder "passar o testemunho" a uma nova geração, com algo que parece intemporal.
Mady
This was the second time I read this book, with a gap of more than 20 years. Even if I remember enjoying it the first time, I was certainly too young then to notice the delightful writing style of Alice Vieira! I’m now re-reading her books and enjoying them immensely! Her writing style makes the characters so alive and so easy to connect with, even if our experiences and lives may be so different.

Here we have Mariana, a 10 years old, who suddenly becomes the older sister of a baby that changes e
...more
Ke Huang
As an ex-only-child, I could really relate and attest to the truthfulness of this novel. I also loved how it showed me the Portugal of the late 1970s.

When is someone going to translate Alice Vieira's novels into English?
Claudia (Another Bennet)
|Rating| 4.5 stars.

Este livro é importante para mim porque foi um livro que a minha professora de português do 5º e 6º ano nos leu durante as aulas, este o os dois restantes. Foi a partir deste livro que eu comecei a ter gosto pela leitura. Agora 10 anos depois, reli-o. Foi como voltar 10 anos atrás. Eu estava a ler e lembrava-me grande parte das suas frases e a personagem principal, a Mariana, continua a cativar o meu interesse.
Este é um livro magnífico, que fala sobre a família e a sua import
...more
Maria
Este livro foi o meu primeiro livro pós Uma Aventura, Clube das Chaves, Os Cinco, As Gémeas, etc.

Li quando tinha aproximadamente 10 ou 11 anos de idade e abriu-me os olhos e toda a percepção de leitura, do que havi de ser nos anos posteriores ficou definida aqui, neste momento, pelo meu primeiro livro mais "á séria".

Para mim, Alice Vieira foi a minha porta de entrada para o vasto mundo das livros, que adoro desde então. E recomendo esta autora vivamente a todas as crianças da mesma idade - tem u
...more
Andreia
Não me lembro de ter lido nada da Alice Vieira quando era criança e adolescente. Li agora numa vertente pedagógica, para poder recomendar livros aos meus alunos.
Tenho a dizer que é uma pequena história muito doce sobre a chegada de mais um membro da família. Normalmente achamos que corre tudo bem e que as crianças se adaptam bem. E isso acontece realmente, mas uma criança com 10 anos já tem o seu mundo organizado e a família é composta por 3 pessoas. Quando passa a 4 e há um novo bebé em casa qu
...more
Francisco
Depois de ter lido o "A Lua ñ está a venda", este já não me pareceu a mesma coisa. Só se pode apelar ao rapaz lamechas de 10 anos que há em mim e safar-se uma vez.

Mas para que não pensem que eu não gostei do livro (sempre a especular, voces!), dois factos engraçados: 1) a miúda aprende conjuntos e números complexos NO SEGUNDO ANO. ELA TEM 10 ANOS. ELA NAO PERCEBE QUE OS PAIS TENHAM DE DAR ATENÇÃO À MIÚDA E TEM DE PERCEBER QUE Z=A+BI? 2) aparentemente, este livro foi escrito depois do 25 de abri
...more
Patrícia C.
Um dos livros da minha infância :)
Bozs
Még elgondolkodom hány csillagot adjak, mert nem adott sokat ez a könyv, viszont nagyon helyesek a főszereplő kis nagylány valós gondolati. Megismerhetjük a 10 évig egykeként élő Marianát a húgi hazaérkezésétől 3 hónapon át, nagy ugrásokkal.
Olyan szép, ahogy visszaemlékezik a mindig mosolygós nagyijára és sajnálja, hogy a húgocskája már nem ismerheti, csak a morcabb nagyit :)
Teresa
Este é um livro simples e querido que mostra a todas as crianças o que é do nada ter um irmão/irmã, ver a atenção dos familiares ser-lhes direccionada e ter que lidar com todas as mudanças. Mostra também que apesar dos ciúmes iniciais, ter um irmão acaba por se tornar uma aventura.
Sónia
Se o Lote 12, 2ºFrente foi o primeiro livro que li que me fez gostar mesmo de ler, este foi o segundo. Embora tenha lido pela ordem inversa, adorei as duas histórias da Mariana, nunca li o Chocolate à Chuva que é o terceiro livro, talvez ainda vá a tempo ;)
Filipa Silva
Este foi o primeiro livro não ilustrado que li e dele guardo as mais doces recordações. Ainda por cima, na altura, também eu ansiava por ter uma irmã. É uma delícia
Alexandra
This is THE book of my childhood and one of the reasons why I read so much. I don't think I've ever identified so much with a character as I did with Mariana.
Sofia
Foi o primeiro livro que li, tinha cerca de 8 ou 9 anos e tornou-se o meu preferido e uma grande companhia para mim. A partir daí passei a adorar a autora!
Lily E
3 estrelas - grande leitura da minha pré-adolescência!
Catarina Cabral
O primeiro livro que li e me fez gostar de ler.
Cat
Li isto há não sei quantos anos. :)
Paula
Paula marked it as to-read
Mar 01, 2015
Rita Martins vaz
Rita Martins vaz marked it as to-read
Feb 27, 2015
Míriam
Míriam marked it as to-read
Feb 27, 2015
Elisabete
Elisabete marked it as to-read
Feb 12, 2015
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 30 31 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • A Menina do Mar
  • A Lua de Joana
  • Uma Aventura nas Férias Grandes
  • Contos da Montanha
  • A Rapariga dos Anúncios
467833
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em 1958 iniciou a sua colaboração no suplemento «Juvenil» do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional.
Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, editados na Caminho, mais de cinco dezenas de títulos. Recebeu em 1979, o Prémio de Lit
...more
More about Alice Vieira...
Chocolate à Chuva Lote 12 - 2º Frente Se Perguntarem Por Mim Digam Que Voei Os Olhos de Ana Marta Graças e Desgraças da Corte de El-rei Tadinho

Share This Book

“dizem que há coisas de que só se deve falar aos adultos porque só eles são capazes de entender. Não estou muito certa disso. Às vezes penso que há coisas que só mesmo as crianças são capazes de entender e aceitar.” 0 likes
“eu acho que os filhos se inventaram para proteger os pais de todos os perigos, de todos os receios” 0 likes
More quotes…