Goodreads helps you keep track of books you want to read.
Start by marking “Frei Luís de Sousa” as Want to Read:
Frei Luís de Sousa
Enlarge cover
Rate this book
Clear rating

Frei Luís de Sousa

3.02 of 5 stars 3.02  ·  rating details  ·  2,658 ratings  ·  40 reviews
Almeida Garrett, eminente prosador, poeta, dramaturgo, orador, par do Reino, fidalgo, cavaleiro da Casa Real, soldado da liberdade, deputado e diplomata, foi um dos maiores vultos portugueses da cultura do século XIX, e mesmo de todos os tempos.

Mantendo, embora, todas as obras o seu interesse, três há que marcam o ponto mais alto do engenho garrettiano em cada um dos campo
...more
Mass Market Paperback, Colecção Grandes Obras, 155 pages
Published July 2007 by Publicações Europa-América (first published 1844)
more details... edit details

Friend Reviews

To see what your friends thought of this book, please sign up.

Reader Q&A

To ask other readers questions about Frei Luís de Sousa, please sign up.

Be the first to ask a question about Frei Luís de Sousa

Harry Potter and the Chamber of Secrets by J.K. RowlingHarry Potter e o Prisioneiro de Azkaban by J.K. RowlingHarry Potter and the Sorcerer's Stone by J.K. RowlingHarry Potter e o Príncipe Misterioso by J.K. RowlingHarry Potter e o Cálice de Fogo by J.K. Rowling
Já li! - PORTUGAL
18th out of 648 books — 116 voters
Blindness by José SaramagoMemórias Póstumas de Brás Cubas by Machado de AssisOs Maias by Eça de QueirósThe Lusiads by Luís Vaz de CamõesThe Book of Disquiet by Fernando Pessoa
Best Literature in Portuguese
39th out of 312 books — 243 voters


More lists with this book...

Community Reviews

(showing 1-30 of 3,000)
filter  |  sort: default (?)  |  rating details
Felisberto Barros
Enquadrada no famoso estilo clássico português, sendo assim exacerbada de romantismo e tragédia-culminar, esta peça é uma esplêndida máquina de sensações antagónicas: ou se gosta ridiculamente pela calamidade dramática e emocional que a caracteriza; ou se detesta e desespera ridiculamente pelos mesmos dois motivos.

No meu caso, em primeiro lugar gostei de ler esta obra quanto mais não seja para conhecer mais da literatura e do teatro português. Quanto ao dramatismo que lhe é inerente pelo estilo,
...more
Francisco
Frei Luís de Sousa é totó/demasiado religioso e ainda há uma pontinha de Sebastianismo. A melhor personagem, e disto não tenho dúvidas, é a bactéria da tuberculose. Adeus! (ou qualquer saudação em voga no século XIX)
Tiago
Trágico... Talvez fosse melhor se o espaço psicológico fosse um pouco mais desenvolvido, para que houvesse uma maior identificação com o auditório (e emoção)... Mas isso também poderia ser conseguido na encenação e pelos restantes efeitos como a luz (o claro-escuro e a rápida mudança de luminosidade seriam muito óbvios para criar um efeito tétrico, principalmente em algumas cenas) e o som... Dá vontade de ir ver o teatro, indubitavelmente. Seria também muito melhor se o reconhecimento também se ...more
Helena Duque
Esta é, provavelmente, a obra de Garrett que mais gostei. Apesar de ser religioso e de 'raspar' no sebastianismo, esta obra foi de fácil leitura e com uma história envolvente. Gostei de os presságios, os ideias de Maria e os medos de Madalena. Apesar de já esperar aquele final numa obra dramatica daquele tempo, gostei bastante de como se idealizou.
Vanda
O livro é muito bom. A peça está bem escrita e há um prefácio que situa a obra no tempo e na vida do autor e que também fala um pouco sobre o autor, a sua vida e as suas obras.
Não gostei muito do final... Os dois primeiros actos tiveram um desenrolar calmo e relativamente lento, mas achei o final muito apressado. Penso que poderia estar melhor.
Carol
Achei muito interessante a escrita de Garrett, cheia de interjeições e reticências e frases curtas! :)
Considero a obra Frei Luís de Sousa um importante legado da época do escritor!
Maria
Mar 22, 2014 Maria rated it 3 of 5 stars  ·  review of another edition
Recommended to Maria by: Portuguese Teacher
Shelves: classics, plays, romance
A maneira como as personagens interagem não é natural, é tudo muito exagerado e, apesar de eu compreender que isso faz parte do movimento romântico, não me agrada particularmente toda esta predominância religiosa.
O espaço psicológico é demasiado insignificante para o meu gosto - se há aspetos que valorizo numa obra são os comportamentos das personagens e a sua profundidade emocional, e aqui não vi muito disso: a falta de profundidade emocional está até disfarçada por todo este pandemónio sentime
...more
Inês Montenegro
Garret’s gives us so much “clues” about the plot at the beginning of the play, that I don’t know anymore if it’s foreshadowing, or a sign in red letters saying “D. João is coming back the moment they step foot on that house, and Maria is sick like hell. Mwahah.”
I read this quite a few years ago, and although I’m now more aware of the historical and literary context, in this second reading I still don’t like the plot for its excessive dramatization (Are you sure you are dying of shame, Maria? Are
...more
Ana
2015 Reading Challenge 6/50 "A play".

First of all, plays are not my cup of tea and second of all, the only reason why I read this play was because of school...
I decided to give it 2 stars because I actually didn't like it that much, probably the only thing I enjoyed was Garrett's writing.
But the story? Ew, I didn't like it.
Ana
Classificação: 4.2 estrelas

Frei Luís de Sousa é uma das maiores obras de Almeida Garrett.
Eu confesso que quando vi esta peça no teatro não gostei mesmo nada da estória e da adaptação feita pelo respetivo grupo teatral, pois várias cenas foram cortadas, as quais fariam certamente diferença, principalmente, no que diz respeito à compreensão da obra.

Mas quando li a mesma, tive uma perspetiva totalmente diferente. Frei Luís de Sousa é uma tragédia com excelentes personagens, as quais se questionam m
...more
Vasco Ribeiro
É uma obra poderosa, com o tom trágico que Almeida Garrett pretendeu, com a dificuldade de na história não haver uma personagem má e pérfida, onde mau e pérfido é apenas o destino.
A história: 20 anos depois de alcácer-quibir, encontramos em almada num palácio de Manuel de sousa Coutinho, sua mulher madalena de Vilhena, que fora casada em primeiras núpcias com D. João de Portugal que tinha desaparecido na batalha. Na casa está também o velho aio do primeiro marido Telmo Pais, que embora sempre re
...more
Tiago Filipe
Adoro Almeida Garrett, e julgo que isso revela aquilo que penso desta maravilhosa obra.
Mariana
Well this really looked like a tragedy to me. I think the play will always have a deeper impact in us and I really wish to see it. I love the mystery around the old house and I love Maria so much! She's such a sweet kid that could just make so much more in a brighter future.
I honestly like this story.
Mónica
It was an interesting story but to be honest, I wasn't one of the best I read and it didn't mark me that much. In fact, even though it's a portuguese classic, I didn't enjoy it that much.
Su Evenstar
Sobre este título não achei nada de especial, gostei, mas acho que faltou algo, especialmente no final. Não gostei muito do final da história.
Luís Corujo
"Quem és tu?"
"Ninguém!"
Ana
Para mais informação visite o link:
http://linkedbooks.blogspot.pt/2014/0...

Se têm acompanhado os posts anteriores deste blogue, com certeza já sabem que o teatro, e em particular as tragédias, têm sido leituras fantásticas e inesperadas, e constituido uma maravilhosa descoberta pessoal. Este género cuja leitura dispensava e ignorava, tornou-se agora um dos meus favoritos.

No entanto, se as peças de Shakespeare e as tragédias gregas me fizeram uma leitora feliz, sobre este título não posso dizer
...more
Valdemar Gomes
Sucinto e potente. Qualquer palavra extra estaria em demasia. Soube medir bem as palavras, em quantidade e intensidade. Exemplo primo de uma escrita fantástica, sem requerer repetentes visitas ao dicionário.
É de louvar.

Obra marcante na história e na literatura, é certo, como é-me certo que em mim marcou-me pouco.
Agradável, mesmo assim.
Margarida
Jan 21, 2015 Margarida rated it 4 of 5 stars  ·  review of another edition
Recommends it for: toda as pessoas que tem português no 11º ano
Recommended to Margarida by: a professora de português
No principio pode parecer um pouco aborrecido mas depois começa a ficar interessante. a maneira como o livro está escrito é muito bom, é um livro de facil leitura, tem calão moderno e apesar de ser um livro do seculo XIX ainda é muito atual. Só tem por volta de 120 palavras por isso lê-se rapidamente.
- Mags
bdavis
It's like I said before, I love Almeida Garrett!
Mariana
Very good book. You realy love Frei Luís de Sousa and how cunning he is.
Pedro
I found it quite boring to be honest.
Tempo de Ler
{Blog} http://tempodler.blogspot.pt/2012/06/...

Frei Luís de Sousa é mais dos clássicos que não me surpreendem.

Gostei da história, no geral, e apreciei o romantismo trágico presente na obra, mas com a riqueza de enredos atualmente à nossa disposição, este livro revela-se aborrecido e um bocadinho pobre.
Ana
Não gostei. Por mais que me esforçasse em contextualizar a coisa, irritou-me um bocado a mania da nobreza de carácter das personagens. Tive de fazer um trabalho em que contestei a obra e a nota foi bastante boa.
Ana Silva Rosa
Prose style: 5
Plot: 5
Depth of characters: 4
Originality: 4
Entertaining: 4
Emotional Reaction: 3
Intellectual Stimulation: 4

Read it for school and liked it a lot!!
Ana Pessoa
Gostei do modo como foi escrito.
Em geral gostei muito da história apesar de a achar confusa e estranha.
Almeida Garrett foi sem dúvida um excelente dramaturgo e esta peça é exemplo disso
André José
"Morro de Vergonha" é sem dúvida aquilo que mais me chocou nesta obra!
Perceber os problemas que a tuberculose pode causar e tudo o resto é magnífico!
Adorei!
Susana
Uma vez que não aprecio exageros (grande audição) e dramalhões (a filha está a morrer e eles já partiram para outra??) como é óbvio, não gostei por aí além da obra.
Mariana
Era leitura obrigatória na escola. É uma história interessante mas nunca fui grande fã de livros escritos sob a forma de peça de teatro. Perdão Almeida Garrett!
« previous 1 3 4 5 6 7 8 9 99 100 next »
There are no discussion topics on this book yet. Be the first to start one »
  • Eurico, o Presbítero
  • A Queda dum Anjo
  • Contos
  • Auto da Barca do Inferno
  • As Pupilas do Senhor Reitor
  • A Fada Oriana
  • Felizmente Há Luar!
  • The Relic
  • The Lusiads
  • Mensagem - Poemas esotéricos
  • Esteiros
372492
João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, 1st Viscount of Almeida Garrett (Portuguese pronunciation: [aɫˈmɐidɐ ɡaˈʁɛt(ɨ)]; Porto, February 4, 1799 - December 9, 1854) was a Portuguese Romanticist poet, journalist, novelist, dramatist, and Liberal politician and a freemason.

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett was born João Leitão da Silva in Porto as the son of António Bernardo
...more
More about Almeida Garrett...
Viagens Na Minha Terra (Classicos da Literatura Portuguesa) Falar Verdade a Mentir Folhas Caídas Um Auto de Gil Vicente O Arco de Sant'Ana

Share This Book

“Na hora em que ela acreditou na minha morte, nessa hora morri” 1 likes
“- Romeiro, romeiro, quem és tu?
- Ninguém.”
1 likes
More quotes…